Projeto Ceará Faz Ciência movimenta Interior com feiras e mostras científicas

27 de fevereiro de 2012 - 19:57

Popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Estes são alguns dos objetivos da primeira edição do Projeto Ceará Faz Ciência, coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e que conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

O projeto se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

Lançamento no Cariri – Nesta terça-feira (28), às 14 horas, haverá o lançamento da primeira etapa regional do Cariri, na cidade do Crato. Será no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca) – Campos do Pimenta, e contará com a presença das coordenações de escolas estaduais, municipais e particulares, além de empresários e dos representantes da Secitece. As prefeituras dos municípios que fazem parte da região do Cariri também foram convidadas e estarão presentes no evento.

Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O Projeto Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento para melhoria do ensino e para o despertar vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Inscrições – O período para a submissão dos projetos vai de 15/02/2012 a 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo 02 páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

Serviço:
Lançamento do projeto Ceará Faz Ciência na região do Cariri
Data: 28/02/2012 – terça-feira
Local: Salão de Atos da URCA – Campo do Pimenta – Crato/CE
Horário: 14 horas

27.02.2012

Assessoria de Comunicação da  Secitece
Cynthia Pinheiro Cardoso
Reg. Prof: 1982 JP/CE
(85) 3101-6466/6469
@Secitece