Semace e Serviço Florestal Brasileiro planejam o Inventário Florestal Nacional no CE

27 de Fevereiro de 2012

Representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) se reúnem nesta segunda (27) e terça-feira (28), na sede da Semace, para o planejando o Inventário Florestal Nacional no Ceará. Na oportunidade, estão sendo discutidos todos os detalhes técnicos e de logística para a realização desse trabalho.

De acordo com o diretor do SFB, Joberto Veloso de Freitas, o objetivo do Inventário é produzir informações estratégicas sobre as florestas brasileiras para fomentar e subsidiar a criação e o desenvolvimento de novas políticas públicas na área. Na ocasião, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, destacou aquele momento como o início do trabalho aqui no Estado, visto que a ação no campo já está próxima a começar.

A princípio, serão aproximadamente 350 pontos amostrais no Ceará, distantes um do outro 20 quilômetros. As áreas urbanas, neste momento, não serão contempladas e as regiões com relevante caráter ambiental, como as unidades de conservação, a distância entre uma área e outra de amostragem será minimizada, aumentando o número de pontos.

Em cada local desse será anotado o nome das espécies encontradas, colhidas amostras do solo, analisadas a saúde e vitalidade das árvores, madeira morta, entre outros aspectos. Além disso, quatro pessoas que moram num raio de dois km do ponto serão entrevistadas para que se obtenham informações quantitativas e qualitativas da relação entre o homem e a flora e sua utilização.

Com o Inventário pronto, espera-se ter o conhecimento aprofundado sobre a área de cobertura florestal, biodiversidade, dinâmica das florestas, características do solo, fragmentação florestal, nível de degradação, percepção dos usuários da floresta sobre os seus recursos, estoque de biomassa e carbono etc.   

Segundo Joberto Veloso de Freitas, a ideia é que estes dados sejam atualizado a cada cinco anos. No Brasil, afora o Ceará, os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Paraná e o Distrito Federal já iniciaram ou concluíram o seu Inventário.

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto (fhilipe.augusto@semace.ce.gov.br/ 85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

27.02.2012

Assessoria de Comunicação da Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101.5554 e 8869-1146
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov