Curso Técnico em Saúde Bucal capacita 28 profissionais de saúde

28 de Fevereiro de 2012

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promove nesta quarta-feira (29), a partir das 8 horas, o encerramento do Curso Técnico em Saúde Bucal. O evento ocorrerá no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE, e contará com a participação de autoridades e gestores, sobretudo ligados à área da saúde bucal. Na ocasião, 28 trabalhadores da saúde dos municípios de Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Itaitinga e Pindoretama estarão concluindo o curso, que teve início em junho de 2010 e as atividades encerradas em dezembro de 2011.

 

O Curso Técnico em Saúde Bucal foi ministrado em quatro módulos estruturados em unidades didáticas, totalizando 1.200 horas de aulas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado. As aulas teórico-práticas ofereceram aos alunos a capacidade de desenvolver competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da saúde e as competências específicas da profissão de técnico em saúde bucal, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando seu desempenho e ampliando seu campo de atuação.

 

A formação teve como objetivo capacitar os profissionais de nível médio para atuarem na área da saúde, observando o compromisso social e ético no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da Atenção à Saúde e melhoria da qualidade de vida da população. No Ceará, o quadro de carência dos profissionais técnicos de saúde bucal (TSB) é evidenciado quando se observa que há apenas um TSB para aproximadamente 13 cirurgiões-dentistas (CD), enquanto existe aproximadamente um auxiliar de saúde bucal (ASB) para dois CDs. Além disso, existe uma discrepância entre a quantidade de equipes de saúde bucal (ESB) modalidade I (CD E ASB) e II (CD, ASB e TSB), com 1.277 e 129, respectivamente.

 

Foi a partir desta necessidade que a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE desenhou o Curso Técnico em Saúde Bucal na tentativa de responder as necessidades do setor saúde e atender ao que está estabelecido na lei de Diretrizes e Bases – 1996. A formação técnica atende às necessidades atuais e aos princípios que orientam a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída pela Portaria GM/MS nº 1.996 de 20 de agosto de 2007.

 

Serviço:
Evento: Encerramento do Curso Técnico em Saúde Bucal
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Auditório Ciro Gomes)
Endereço: Avenida Antônio Justa, nº 3161, Meireles
Horário: 8h00 às 11h00
Mais informações: (85) 3101 1397

 

28.02.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Jair Melo / Marcos Saudade (85 3101.1412 – 8849.9895)

Twitter: twitter.com/espce

Fone/Fax: (