Seminário discute crédito rural para 2012

29 de Fevereiro de 2012

A Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza a partir desta quinta-feira (01), no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, evento para divulgar os critérios exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que os agricultores possam aderir aos programas de crédito rural geridos pela pasta.

 

O evento contará com a presença do Diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Guadanin, que falará aos agricultores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) sobre os propósitos e outras abordagens importantes para implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

O PNFC oferece condições aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra para que possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento, de valor reembolsável. Contudo, através do subprojeto de investimentos comunitários (SIC) são disponibilizados recursos não reembolsáveis para construção de moradia e implantação de infraestrutura produtiva com acompanhamento de assistência técnica.

 

Já a modalidade do Pronaf que será apresentada no evento assegura aos beneficiários do PNCF o financiamento de projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares nas unidades produtivas adquiridas.

 

“Estamos vivendo um momento uma fase área do crédito rural com relação a recursos, mas precisamos de demandas para executar essas políticas”, afirmou Arimatéia Gonçalves, coordenador da COCRED. “Durante o evento vamos estimular os agricultores familiares e os municípios a apresentarem projetos para serem contemplados com o crédito rural”, destaca.

 

Nesta sexta-feira (02) acontece o mesmo seminário, em Quixadá, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na rua Rodrigues Júnior, 1042, Centro. Entre os dias 06 e 14 de março estão programados encontros nos municípios de Crato, Iguatu, Russas, Crateús, Itapipoca e Sobral.

 

Serviço:
Seminário de Crédito Rural, dia 01 de março, das 9h às 16h
Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo.

 

29.02.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (comunicacao@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105)

Twitter: @ImprensaSDA