Cid Gomes visita uma das maiores empresas de perfuração de túneis do Mundo

2 de março de 2012 - 19:21

O governador Cid Gomes visitou nesta sexta-feira (2) a Robbins Company, em Cleveland, nos Estados Unidos. A empresa, com mais de 50 anos de existência,  é uma das maiores em projetos de perfuração de túneis do mundo. Atualmente, a Robbins oferece uma extensiva série de equipamento de escavação subterrânea. O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, que também compõe a comitiva, destacou que essa foi a terceira fábrica de “shields” (“tatuzão”) a ser visitada. “Estamos conhecendo a tecnologia e o funcionamento desses equipamentos para saber qual deles melhor se adapta à Linha Leste do Metrô de Fortaleza”, explicou Fontenele.  

Na última segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes anunciaram R$ 2 bilhões para a Linha Leste. Ela vai ligar a Estação Central Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. A Linha terá 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô, já implantada, e  toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Shield_Dentro2Na quinta-feira (2), em Miami, Estados Unidos, a comitiva do Governo conheceu a empresa Terremark Worlwide Inc. O objetivo da visita foi conhecer um dos maiores data centers do mundo, já que o Governo tem buscado atrair uma empresa desse porte para o Estado. Com uma rede global de centros de dados e um portfólio abrangente de soluções de segurança, Terremark tem contribuído para soluções em comunicação e segurança para empresas e poder público.

Na quarta-feira (29), Cid Gomes visitou a Carso S/A, fábrica de anéis pré-moldados para revestimentos de túneis, localizada na Cidade do México, no México. Lá, ele acompanhou a execução de um túnel de 62 quilômetros de extensão feito pelo equipamento (shield). Essa mesma tecnologia poderá ser empregada na Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que será toda subterrânea, com cerca de 12 quilômetros de extensão. Na terça-feira (27), a comitiva já tinha visitado em Bogotá, na Colômbia, a fábrica de louças Eternit, que está vindo se instalar no Ceará. Há 70 anos, a empresa instalou uma das suas três sedes principais na Colômbia e é uma das maiores indústrias de louça do mundo.

O retorno da comitiva acontece no próximo dia 7. Até essa data o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Cláudio, assume o Governo do Estado.

02.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)