URCA completa 25 anos de implantação

7 de março de 2012 - 14:19

A Universidade Regional do Cariri (Urca), primeira Universidade da região, completa nesta quarta-feira (07) 25 anos de implantação. A Urca foi criada em dezembro de 1986. Com a finalidade de marcar a data, a Administração Superior realiza solenidade com hasteamento das bandeiras. Às 17 horas, será celebrada missa em ação de graças pela passagem do aniversário, na Igreja Matriz Sé Catedral, em Crato.

 

A Reitora da Urca, Professora Otonite Cortez, destaca o processo de criação que partiu de um grande sonho de caririenses, em busca do desenvolvimento regional. “Seria na verdade, a Instituição motora desse processo, que beneficiasse todas as cidades da região”, diz a Reitora.

 

A Universidade Regional do Cariri nasceu a partir dos cinco cursos que faziam parte da Faculdade de Filosofia do Crato e mais três da Universidade Estadual do Ceará (Uece), somando-se oito cursos que formaram a fase nuclear da Urca. Atualmente a Instituição conta com 16 cursos de graduação, e três unidades descentralizadas, em Missão Velha, Campos Sales e Iguatu. Possui o primeiro Mestrado de Bioprospecção Molecular do Brasil, com escala crescente de procura; um Doutorado Interinstitucional em Bioquímica Toxicológica, em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o recém implantado doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza. A Urca também conta com diversos cursos em nível de especialização.

 

Mesmo com a inserção de inúmeros cursos na região, principalmente por meio de faculdades particulares, a Urca, que promove o ensino público, gratuito e busca a qualidade na expansão e promoção da ciência, é disparado, a que mais tem sido procurada pelos estudantes das cidades da região e de estados vizinhos, se configurando como da maior relevância no cenário da educação superior no interior do Estado do Ceará.

 

07.03.2012

 

Assessoria de Imprensa da Urca

(88) 3102-1212 – 8812.5525 ramal 2612*

www.urca.br