Ensino Profissionalizante: Cid inaugura 82ª unidade em Icó

14 de março de 2012 - 13:34

“Sei da importância do investimento nas mais diversas pastas do governo, mas nada me gratifica mais, do que inaugurar um equipamento de educação. Principalmente em se tratando de uma Escola Profissionalizante, onde há toda uma preocupação em integrar o ensino médio de qualidade e a capacitação dos jovens estudantes”. Essas foram as palavras do governador Cid Gomes, durante a inauguração da 82ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante, na noite desta terça-feira (13), em Icó, na região Centro-Sul do Estado.

 

Ic_Interna2Segundo o Governador, até o fim deste ano estarão em funcionamento 95 unidades destas escolas e a estimativa é que, até o final de 2014, esse montante totalize 140 escolas. “Vale lembrar que no início deste governo não existia nenhuma escola profissionalizante no Estado. Mas, a nossa preocupação  com a educação, também se estende às localidades e distritos, onde escolas estão sendo construídas para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino, sem que precisem se deslocar para as cidades”, completou.  Cid Gomes também anunciou que em breve Icó terá inaugurada uma Policlínica, um Centro de Especialidades Odontológicas e uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas).

 

Ic_Interna3Segundo o prefeito do Icó, Marcos Nunes, as ações do Estado  têm ajudado a mudar a realidade do município nas mais diversas áreas. “O Governo investe na segurança, na saúde, na infraestrutura rodoviária e agora os nossos estudantes têm a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho, com a construção dessa escola maravilhosa. Só temos a agradecer”, disse. À frente da pasta da Educação no Governo, a secretária Izolda Cela destacou a importância da educação especializada, na formação dos estudantes. “Essas escolas promovem o crescimento profissional e humano das pessoas, para que depois possamos colher os frutos para o nosso Estado”, comentou.

 

A Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Walfrido Monteiro, no Icó, irá beneficiar 540 alunos, que contarão com uma estrutura de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas, Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, ginásio poliesportivo e teatro de arena. Os jovens poderão se capacitar em quatro modalidades técnicas, nos cursos de aquicultura, agronegócios, agrimensura e mecânica, além do Ensino Médio.

 

Para a sua construção, o equipamento recebeu investimentos dos Governos Federal e Estadual, da ordem de R$ 8,2 milhões dos Governos Federal e Estadual. A secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), supervisionou a construção da escola, que mantém um padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais.

 

Ic_Interna4A solenidade contou com as presenças do deputado federal Domingos Neto; do deputado estadual Neto Nunes; do secretário da Fazenda, Mauro Filho; do secretário executivo da Educação, Idilvan Alencar; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Quintino Vieira; do vice-prefeito do Icó, Charles Peixoto; do diretor da escola, Domingos Diógenes, e da esposa do homenageado, que deu nome à unidade de ensino, Sra. Gonçalinha Mororó Monteiro.

 

 

14.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)