Semace realiza curso de poluição sonora para agentes do Ronda do Quarteirão no Cariri

14 de março de 2012 - 18:38

Nesta quinta-feira (14), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional do Crato (Dicra), realizará na região do Cariri um curso sobre a utilização de decibelímetro (aparelho que mede som) para cerca de 60 policiais do Ronda do Quarteirão. Na oportunidade, a Superintendência irá repassar aos agentes informações necessárias sobre o equipamento para o cumprimento da legislação ambiental do Estado.

 

O curso, solicitado pelo Ronda do Quarteirão da região, será ministrado pelo engenheiro químico e técnico da autarquia, Alexandre Pinto. A capacitação terá carga horária de 10horas/aula, tendo os turnos da manhã (8 horas às 12 horas) e tarde (14 horas às 18 horas) com aulas teóricas e o período na noite com aula prática. De acordo com Alexandre, durante o curso os policiais vão aprender todas as características dos esquipamentos de medição sonora, bem como a utilização deles, as legislações específicas e como fazer relatórios e pareceres técnicos.

 

As aulas teóricas ocorrerão no auditório do Sesc Crato, localizado na Rua André Cartaxo, nº 443, bairro São Miguel. Além dos policiais do Crato, o curso irá beneficiar agentes de Juazeiro do Norte, Barbalha e Brecho Santo.

 

Programação do curso sobre utilização de decibelímetro:

 

1. Definição de som e ruído.
2. Legislação sobre poluição sonora.
3. Aparelhos de medição.
4. Técnicas de medição.
5. Problemas causados pela poluição sonora.
6. Técnicas de minimização dos ruídos emitidos.
7. Casos de poluição sonora.
8. Prática de campo: como utilizar o medidor de precisão sonora (decibelímetro).

 

 

14.03.2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov