475 médicos farão residência em 62 especialidades a partir desta sexta-feira, dia 16

15 de março de 2012 - 18:12

Para os gestores da saúde pública a data 16 de março de 2012 será histórica. O significado vai além do dia da aula inaugural da Residência Médica 2012, que ocorre às 8 horas, no auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará, avenida Antônio Justa, 3161. Significa o início da qualificação de profissionais em toda a rede pública de saúde feita através de seleção unificada. É a primeira residência médica com seleção unificada, integrando a Secretaria da Saúde do Estado, secretarias municipais de saúde, instituições de ensino superior e hospitais no objetivo de formar médicos especialistas para ampliar o acesso da população ao atendimento especializado. Até o ano passado, cada hospital e cada instituição faziam seleções individuais para os programas de residência médica. “Com a seleção unificada, as especialidades foram definidas com base nas principais necessidades dos usuários do SUS apontadas, de forma planejada e integrada, pela rede de assistência”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

475 especialistas

A Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará realizarão o encontro inaugural da residência médica para recepcionar os médicos aprovados. No total, foram selecionados 475 em 62 áreas da medicina.  Além do acolhimento aos novos residentes, o evento tem como objetivo discutir os principais desafios para residência médica no Brasil e no Ceará; conhecer as redes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e a interface com os programas de residência; apresentar os programas de residência médica do Ceará; conhecer os direitos e deveres do residente; compartilhar as principais conquistas da seleção unificada 2012; e promover a integração dos programas de residência ao Sistema Estadual Saúde-Escola.

 

História

Até 2011, cada instituição fazia individualmente a seleção de médicos para preenchimento das vagas nos programas de residência. Depois de uma articulação que partiu da Sesa e outras instituições parceiras ainda em 2007,  pela primeira vez na história do Estado o processo seletivo aconteceu de forma unificada, integrando os programas gerenciados pela Secretaria da Saúde do Estado, secretarias municipais, Instituições de Ensino Superior (IES) e hospitais. O novo modelo implantado, que também foi acolhido pela Cerem-CE. A seleção unificada foi viabilizada a partir de um convênio firmado entre a  Sesa/ESP-CE, Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Instituto Dr. José Frota (IJF), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, Faculdades de Medicina da UFC de Barbalha e Sobral, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Hospital Santo Inácio, Hospital São Lucas, Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e a Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV).

 

Estarão presentes ao evento da aula inaugural Arruda Bastos; a superintendente da ESP-Ce, Ivana Barrêto; o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) e membro da Coordenação da seleção unificada da residência médica 2012, Renan Magalhães Montenegro Júnior; o coordenador da Comissão Estadual de Residência Médica do Ceará (Cerem-CE), Salustiano de Pinho Pessoa. De Brasília, já está confirmada a participação do secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales.

As 62 áreas de especialidades médicas

 

Anestesiologia

Cirurgia Geral

Clínica Médica

Dermatologia

Infectologia

Medicina de Família e Comunidade

Neurocirurgia

Neurologia

Obstetrícia e Ginecologia

Oftalmologia

Ortopedia e Traumatologia

Otorrinolaringologia

Patologia

Pediatria

Psiquiatria

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Anestesiologia (R4) área de atuação dor

Cancerologia Pediátrica

Cardiologia

Cardiologia Pediátrica

Cardiologia (R3) ecocardiografia

Cardiologia (R3) hemodinâmica e cardiologia intervencionista

Cardiologia (R3) transplante de coração

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cirurgia do Aparelho Digestivo (R3) área de atuação transplante de fígado

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Cardiovascular (R5) transplante de coração

Cirurgia Geral (R3)

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Plástica

Cirurgia Torácica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular (R3) área de atuação em ecografia vascular com doppler

Cirurgia Médica (R3) Opcional

Coloproctologia

Endocrinologia

Endocrinologia Pediátrica (R3)

Endoscopia

Gastroenterologia (R3) área de atuação endoscopia digestiva

Gastroenterologia

Gastroenterologia (R3) em Hepatologia

Gastroenterologia Pediátrica (R3)

Gastroenterologia (R3) área de atuação transplante de fígado

Geriatria

Hematologia e Hemoterapia

Hematologia e Hemoterapia Pediátrica

Mastologia

Medicina Intensiva

Medicina Intensiva Pediátrica

Neonatologia

Nefrologia

Nefrologia Pediátrica

Obstetrícia e Ginecologia (R4)

Ortopedia e Traumatologia (R4)

Pediatria (R3)

Pneumologia

Pneumologia (R3) endoscopia respiratória

Pneumologia Pediátrica

Psiquiatria da Infância e Adolescência (R4)

Reumatologia

Urologia

15.03.2012

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
Selma Oliveira – 3101.5220/ 3101.5221

Assessoria de Comunicação da Escola de Saúde Pública do Ceará
Jair Melo – Marcos Saudade – 3101.1412 / 3101.1400
Twitter: twitter.com/espce