GeoPark Araripe será inaugurado nesta sexta-feira (16)

15 de março de 2012 - 20:15

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, inaugura nesta sexta-feira (16), às 18 horas, a sede do GeoPark Araripe. Na ocasião, o secretário Camilo Santana representará o governador Cid Gomes. O equipamento é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria das Cidades, e o Ministério da Integração Nacional. Ao todo foram investidos R$ 778 mil, com recursos oriundos do Tesouro da União e contrapartida do Governo do Estado.

Localizada num espaço de 437 metros quadrados de área construída, a sede do GeoPark Araripe dispõe de salas, auditório, galeria – onde poderão ser realizadas exposições sobre os diversos temas relacionados ao território, cozinha e banheiros. A obra do empreendimento é uma ação do Programa de Mesorregiões da Chapada do Araripe (Promeso), que visa o desenvolvimento da região.

Atualmente, o GeoPark Araripe é um dos projetos prioritários do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela SCidades. O programa tem o objetivo de estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura. Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, com a criação da sede do GeoPark Araripe, a região terá um centro de referência regional afim de integrar as várias ações referentes ao GeoPark. “A ideia principal seria montar uma unidade regional, onde abrigasse os diversos aspectos do GeoPark já que envolve a cultura, economia, turismo, além é claro da paleontologia”, destaca o secretário.

A SCidades atuou como indutora na construção da sede, bem como nos financiamentos dos equipamentos de informática, ar condicionados, mobiliário, material de divulgação e na aquisição de um veículo de transporte para o GeoPark.

Após a inauguração as primeiras ações serão a elaboração do plano de negócios, a execução do projeto de sinalização do parque, a identificação e pesquisa sobre os novos geossítios encontrados na região e o desenvolvimento da economia local por meio dos “geoprodutos”, que são artigos manufaturados ou não, produzidos pela população local que levam a marca do GeoPark Araripe.

Geopark Araripe

Localizado no sul do Ceará, na região do complexo sedimentar do Araripe, o GeoPark Araripe oferece a possibilidade única para se compreender o passado geológico e a vida na terra. A região possui formações rochosas de diversos períodos, principalmente do Cratáceo Inferior, com registro da separação dos continentes. Inicialmente foram delimitadas 7 localidades, denominadas de Geotopes, criteriosamente selecionados e protegidos. A diversidade do território, suas exuberantes paisagens e a riqueza geológica da região, fazem do GeoPark Araripe um dos geoparks mais completos do mundo.

Serviço:
Inauguração da sede do GeoPark Araripe
Data: 16 de março de 2012
Horário: 18 horas
Local: Rua Carolino Sucupira, s/n – Bairro: Pimenta

15.03.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249