Cid Gomes e diretor do Bird visitam Castelão e Centro de Eventos do Ceará

18 de Março de 2012

O governador Cid Gomes e o diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Makhtar Diop, visitaram neste sábado (17) as obras de construcão e modernização do Castelão e do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Eles estavam companhados dos secretários especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, e do Turismo, Bismarck Maia; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, e do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antonio Carlos. Durante a visita foi possível conferir o avanço das duas obras. A previsão é que o Castelão seja entregue até o mês de dezembro e o CEC no próximo mês de junho.
Durante as visitas, o diretor do Bird destacou a parceria entre o Estado e a institução financeira pela qualidade dos projetos apresentados pelo Ceará que são referência para os demais estados brasileiros. O governador Cid Gomes anunciou que no próximo mês de abril, o Ceará deverá assinar um novo programa junto ao Banco Mundial que vai melhorar a qualidade de vida dos cearenses. Na segunda-feira (19), Makhtar Diop estará em Canindé, no Sertão Central, para o lançamento do Programa São José ao lado do Governador.

diop2Sobre o Castelão
Atualmente, o Castelão já alcança 59,2% de execução e deverá ser entregue em dezembro. Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização do Castelão, duas já foram finalizadas.  A Etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A fase compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul.
A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para o novo equipamento, cinco já estão erguidos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 45,37% de execução. A previsão é que o prédio seja concluído em setembro. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 25,13% de conclusão.
O ritmo acelerado da obra do Estádio Castelão foi um dos grandes responsáveis pela escolha de Fortaleza como uma das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. A competição será realizada em junho de 2013. Fortaleza poderá receber três jogos, mas uma semifinal já está confirmada aqui. O evento é considerado uma grande oportunidade de teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™.


Sobre o Centro de Eventos do Ceará
O Centro de Eventos tem 176 mil m² de área construída em um terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins e 3,2 mil vagas de estacionamento. Ele terá capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento. Em sua construção estão sendo investidos cerca de R$ 437,5 milhões, por parte do Governo do Estado e Governo Federal. Seu espaço é composto por vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. Além disso, possui um projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada terá as cores e as formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.
Complementar às obras do Centro de Eventos, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Com um investimento de mais de R$ 94,6 milhões, os túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o CEC e equipamentos vizinhos.
17.03.2012 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898