Primeira edição do “Cultura na Praça” acontece nesta sexta-feira (23)

22 de março de 2012 - 12:55

A Praça do Ferreira é um símbolo de encontro das artes e espelho da expressão legítima da diversidade cultural cearense, além de um dos locais mais significativos para os fortalezenses. Vai ser neste espaço que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza, nesta sexta-feira (23), a primeira edição do “Cultura na Praça”. O evento, que está programado para integrar o calendário cultural da cidade, acontece 15 horas às 20 horas.

 

Norteada pela lógica da instrumentalização da cultura como fonte de revitalização dos espaços públicos, a Secult, propõem nesta ação, o Lançamento Coletivo do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, referente ao Edital do Prêmio Literário Para Autor (a) Cearense, que teve investimento na ordem de R$ 2 milhões. Os contemplados com o Prêmio, terão suas obras expostas na Praça, à partir das 15h, onde o público poderá ter contato com os 100 (cem) títulos publicados pela
Secretaria e seus respectivos autores.

 

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, esta é uma ação que visa “fortalecer o corredor cultural do centro da cidade, promovendo a  legitimidade da criação artística enquanto um bem público, integrado ao processo de construção coletiva sustentável”, destaca. Francisco Pinheiro destaca que a exposição é uma forma de estimular a produção e valorizar os autores e editores radicados no Ceará, promovendo assim, a circulação do livro, a preservação do patrimônio literário e incrementando a produção editorial estadual.

 

Caminhando junto com a proposta de sustentabilidade das ações culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus, vinculado a Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, contribui com a memória e a consolidação da cultura do maracatu do Ceará,  realizando o lançamento dos produtos criados por seus participantes, à partir das 16h, na sede da Secretaria (Cine São Luiz) entre eles: Almanaque e Cartões Postais (com ilustrações e
trechos de loas (canções de maracatu); Fortaleza dos Maracatus e os documentários: Maracatucá; O Negrume e Rainha do Maracatu, além de, exposição fotográfica e trabalhos com a técnica de óleo sobre tela que será realizada no Museu do Ceará a partir das 18h.

 

Serviço: Ação das Artes Integradas da Secult.
Lançamento coletivo do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense
Local: Praça do Ferreira
Horário: das 15 às 20h.

 

Lançamento dos Produtos do Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus
Almanaque e Cartões Postais; Fortaleza dos Maracatus; Documentários: Maracatucá; O
Negrume e Rainha do Maracatu.
Horário: 16h, no Auditório da SECULT. Rua Major Facundo, 500, Centro, 6º andar,
(Cine São Luis).
Exposições: Fortaleza dos Maracatus (Fotografias e Telas).
Horário:  18h, no Museu do Ceará. Rua São Paulo, 51, Centro.

 

22.03.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 8878.8805)