UPA 24 horas garante mais saúde para população de Fortaleza

23 de março de 2012 - 14:21

O governador Cid Gomes inaugurou nesta quinta-feira (22), a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Fortaleza, localizada na Praia do Futuro. Logo após a inauguração, o atendimento foi iniciado. A Unidade, com capacidade para realizar 450 atendimentos/dia, vai funcionar 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. O objetivo, além de atender às comunidades da Praia do Futuro e bairros vizinhos, é desafogar as emergências dos hospitais da Capital.

 

A unidade recebeu, dentre obras civis e equipamentos, investimentos da ordem de R$ 4,3 milhões, recursos estes, oriundos do Ministério da Saúde e do Governo Estadual. Para o governador Cid Gomes, “o importante é que o povo seja sempre atendido, e bem atendido. Essa é a minha ordem nesse sentido”, disse. A exigência, segundo ele, decorre, dentre outras coisas, por tratar-se de obras de altos investimentos e que devem, no mínimo, realizar atendimentos de qualidade. “O investimento para a construção não é nada frente à manutenção mensal desses equipamentos que é de R$ 1 milhão por mês, no caso desta UPA”, ressaltou.

 

UPA2Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio, é muito importante o montante de investimentos que o Estado recebe na área da saúde. “Num ato de coragem, o Governo reestrutura as unidades de saúde existentes e amplia o número de unidades e pessoal em todo o Estado”, disse. Arruda Bastos, secretário da Saúde do Estado, vê o momento como um marco histórico para a Saúde no Ceará, por tratar-se da primeira UPA implantada na capital cearense. “Serão 48 equipamentos deste implantados em todo o Ceará”, comentou.

 

Na unidade de Fortaleza, pacientes com hipertensão, febre, cortes e queimaduras irão receber pronto atendimento, bem como casos de AVC. Os profissionais contarão com equipamentos auxiliares, como serviço de raio X, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma. Cid Gomes concluiu o seu pronunciamento enfatizando a sua preocupação em transformar o cenário da saúde no Estado, diante da realidade nacional. “Daqui até o dia 31 de dezembro de 2014, eu quero que o Ceará tenha o melhor atendimento público de saúde do Brasil”, concluiu.

 

A solenidade de inauguração também contou com a participação do senador Inácio Arruda; do representante do Ministério da Saúde, Reginaldo Alves das Chagas; dos deputados federais João Ananias e Arthur Bruno; dos deputados estaduais Daniel Oliveira, Antônio Carlos e Sérgio Aguiar; do Chefe de Gabinete do Governo, Ivo Gomes; da Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; secretário das Cidades, Camilo Santana; secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa; coordenador da UPA da Praia do Futuro, Renato Mazon e do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira.

 

23.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)