Sistemas de água e esgoto beneficiam municípios do Norte do Estado

23 de março de 2012 - 12:55

Sistema de água e esgoto será implantado neste sábado (23), nos 25 municípios que compõem a região do Vale do Acaraú, no Norte do Estado. O projeto faz parte de um convênio celebrado entre a Secretaria das Cidades com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo foram investidos mais de R$ 7 milhões na elaboração do projeto que está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Acaraú).

 

O projeto de implantação de água e esgoto nos municípios faz parte das ações realizadas pela Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam) desenvolvida pela Secretaria. Na região do Acaraú receberão tratamento sanitário apenas os 23 municípios com menos de 50 mil habitantes. As cidades de Sobral e Acaraú por terem uma densidade populacional acima da faixa, estão inseridas no programa sanitário do ministério das Cidades, junto ao Governo Federal.

 

De acordo com o coordenador de Saneamento Ambiental das Cidades, Edmundo Olinda, a conclusão da elaboração do projeto do tratamento irá viabilizar a captação de recursos futuros para a execução das obras de água e esgoto. “O objetivo da Funasa de do Governo do Estado é desempenhar um grande trabalho no tratamento de água e esgoto nos municípios do Ceará”, destaca Olinda.

 

Os passos de elaboração do projeto desenvolvido pela Secretaria são executados por meio de fotografias, pesquisas geotécnicas e estudos de concepção dos projetos executivos de água e esgoto nos municípios. Até o fim do ano as primeiras obras de tratamento já serão iniciadas nos cidades contempladas da Região.

 

23.03.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Priscila Teixeira / Luan Herculano (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249)