Governador Cid Gomes dá início à Semana da Árvore

26 de março de 2012 - 16:39

Visita às margens do rio Maranguapinho e o plantio de mil mudas de plantas para o reflorestamento foram as atividades que marcaram o início da semana da árvore em Fortaleza, que foi aberta pelo  governador Cid Gomes, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa. O objetivo da semana, que vai desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30), é despertar a população para a conscientização com o meio ambiente e incentivar o reflorestamento das margens dos rios cearenses. A Festa Anual da Árvore acontece simultaneamente em 73  municípios do Estado, e tem como homenageada este ano a árvore ipê-branco. Durante a solenidade, o Governador anunciou que em cerca de um mês volta ao Grande Bom Jardim para inaugurar uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

 

IMG_3888Além do reflorestamento às margens do Maranguapinho, já foi iniciada a dragagem do próprio. “São 23 km de extensão do Maranguapinho que serão revitalizados, o reflorestamento é só uma dessas necessidades, a área também está sendo toda saneada e urbanizada. A árvore é, na verdade, o maior símbolo da luta à defesa do meio ambiente, e não é à toa”, concluiu o Governador.  Durante a semana, 14 mil mudas de árvores devem ser plantadas em Fortaleza.

 

Das 107 áreas de risco da Capital, 50 delas estão localizadas às margens do Maranguapinho. “Por isso é tão importante a realocação dessas famílias em áreas de risco para áreas próximas, mas seguras. São 9 mil famílias beneficiadas diretamente”, comemorou Cid Gomes. Segundo o titular da secretaria das Cidades, “não existia lugar melhor pra darmos início a essa semana. Estamos diante de uma das maiores obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que vai beneficiar não só as famílias de áreas de risco, mas cerca de 350 mil pessoas, de Fortaleza e Maranguape”. Ao todo, estão sendo investidos no Projeto Maranguapinho R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado. As obras de urbanização irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

 

IMG_4036Em todas  localidades envolvidas haverá distribuição de mudas e palestras refletindo sobre a tarefa de cada pessoa em preservar o meio em que vive, cuidando das plantas, da água, da terra e do ar. O Governo do Estado tem trabalhado no sentido de realizar a maior intervenção urbana do Ceará naquela área, executando o projeto que  envolve ações de reassentamento das famílias para conjuntos habitacionais dotados de infraestrutura e serviços públicos; uma construção de uma barragem para controle de cheias; recuperação ambiental do rio e seus afluentes; urbanização das áreas remanescentes ao longo de sua margem e a realização de trabalho técnico social com uma população diretamente beneficiada.

 

26.03.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br