Prainha recebe nova Unidade Básica de Saúde nesta quinta (29)

28 de março de 2012 - 20:47

As famílias da Prainha, em Aquiraz, município da Região Metropolitana, a partir desta quinta-feira (29), passam a ser acolhidas e assistidas numa nova Unidade Básica de Saúde, deixando no passado o antigo posto de saúde que funcionava numa casa alugada sem condições adequadas. A inauguração da UBSF, construída com recursos do governo do Estado, um total de R$ 178.676,00, será às 9 horas, com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

A nova unidade, conforme destaca a secretária de saúde do município, Nilzete Zeidan Braga, oferece acesso melhor às famílias porque fica mais próxima da comunidade chamada “Os Treze”, na Prainha. “Vão andar pouco para receber atenção à saúde, numa estrutura confortável e em condições sanitárias”, afirma. Segundo observa, “os consultórios médico e odontológico e as salas de enfermagem e de vacinação são climatizadas, melhorando tanta a vida dos profissionais como das famílias que serão atendidas”.

 

PSF

Já Arruda Bastos destaca que, além de Aquiraz, mais 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, estão com novas Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas com recursos do Estado em apoio aos municípios nas ações da atenção básica que cumpriram metas. Entre as metas, cobertura de pelo menos 70% de cobertura do Programa Saúde da Família, realização de, no mínimo, quatro consultas à gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, estratégia adotada pelo governo do Estado para a manutenção compartilhada com os municípios das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais.

 

Fora da Região Metropolitana, há 134 Unidades Básicas de Saúde no interior. A maioria já pronta e entregues à população: 129 unidades. No próximo dia 31, sexta-feira, será a vez da entrega da UBSF de Auruda, no Cariri. O restante encontra-se em fase de acabamento.

 

28.03.2012

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira – 85 3101.5220

selma.oliveira@saude.ce.gov.br