Governo do Estado realiza 43°Feirart em comemoração ao dia do artesão

30 de março de 2012

Em comemoração ao dia do artesão, realizado no último dia 19 de março, a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, realizam nesta sexta-feira (30), a abertura da 43° Feirart, que acontece na Praça Luíza Távora, a partir das 18:30 horas. Durante o evento, que segue até sábado (31), uma média de 300 artesãos de Fortaleza e do interior cearense estarão expondo trabalhos nas mais variadas tipologias (fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, taboa, cipó, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal e alimentos e bebidas).

 

Nos dois dias de evento, diversos serviços para a comunidade e artesãos serão realizados, são eles: oficinas de artesanato gratuitas, emissão da identidade artesanal, curadoria de produtos, inscrição para capacitações e credenciamento de entidades artesanais. A programação inclui ainda, shows com grupos musicais e barracas de comidas típicas. Em 2011, durante a 42° Feirart, foram movimentados R$ 390 mil entre vendas diretas e encomendas. Para 2012 a previsão é um aumento de 10%.

 

PROGRAMA ESTRATÉGICO

 

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária, Amanaci Diógenes, a Feirart é um evento estratégico do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato Cearense, conduzido pela STDS e priorizado pela Primeira Dama. “O objetivo é fortalecer o setor, promovendo a ampliação das oportunidades de comercialização e capacitação para os artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado”, destaca Evandro Leitão.

 

A STDS/CEART também tem investido na capacitação dos artesãos, tanto nos municípios com a vocação artesanal, como na capital, através do Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, localizado na Praça Luiza Távora. Em parceria com os cursos de Design, Moda e Arquitetura das universidades, o núcleo desenvolve programa de treinamento em novas tipologias,design, acabamento, comercialização e outros temas que contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

 

“Dentre as vocações produtivas cearenses, o artesanato tem elevado o potencial de geração de trabalho e renda, além de promover a inserção da mulher e do jovem no setor produtivo e comercial, estimulando práticas do associativismo e fixando o artesão em seu lugar de origem. As matérias-primas utilizadas pelos artesãos são recursos naturais comumente encontradas na própria localidade. Muitas pessoas iniciam na atividade de produção artesanal aproveitando ideias bem concebidas, mas em geral têm o seu conhecimento herdado de seus antepassados ou de técnicas repassadas por instituições de fomento, cujas peças artesanais desenvolvidas, são facilmente absorvidas pelo mercado consumidor local, nacional e internacional”, diz Amanaci.

 

Mais informações:
Data: 30 de Março (sexta-feira) – 18:30 – Abertura / 31 de Março (sábado), a partir das 17 horas
Local: Praça Luiza Távora (Praça da Ceart)
Contato: 85 3101.1625/ 3101.1644

 

30.08.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 9987.0400 – 8878.8510)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline