Juazeiro do Norte celebra a Hora do Planeta neste sábado (31)

30 de março de 2012 - 17:51

Neste próximo sábado (31) o mundo celebra a maior ação global voluntária em favor do meio ambiente, a Hora do Planeta, iniciativa coordenada mundialmente pela rede World Wildlife Found (WWF). O ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30, visa incentivar reflexões sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade atualmente enfrenta. A WWF estima que mais de um bilhão de pessoas participem este ano.

 

No Ceará, o Núcleo de Astronomia (N-Astro) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte, promoverá, com apoio da Funcap, no Horto, observações do céu com telescópios, exposição e sorteios de livros e DVDs com temática astronômica.

 

Às 19h, o padre Giuseppe Venturelle, administrador do Horto, irá apagar as luzes que iluminam a Estátua do Padre Cícero na noite do evento. A partir desse momento, a população poderá observar, através dos telescópios disponibilizados pelo N-Astro, as crateras e montanhas da Lua, as nuvens e principais satélites de Júpiter, as fases de Vênus, as calotas polares de Marte e os anéis do planeta Saturno.

 

Além disso, a exposição “Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang”, cedida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), será apresentada no local. As imagens, captadas por telescópios e sondas espaciais, retratam paisagens cósmicas, galáxias e nebulosas.

 

Serviço

Hora do Planeta em Juazeiro do Norte
Data: 31/03/2012
Horário: a partir das 19h
Informações: http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php

 

30.03.2012

Assessoria de Comunicação da Funcap

Giselle Soares (imprensa@funcap.ce.gov.br / 85 3275.9629)

Twitter: @FuncapCE
Facebook: www.facebook.com/Funcap