Caminhos de Assis é inaugurado com caminhada

2 de abril de 2012 - 20:10

A religiosidade é uma marca do cearense, sobretudo do sertanejo. Em nome da devoção a São Francisco de Assis, foi erguida no município de Canindé a única basílica do Ceará, consagrada ao santo, que recebe anualmente centenas de milhares de devotos em romaria. Para dar melhores condições a esses peregrinos e fomentar o turismo religioso, uma atividade com forte vínculo com a cultura local, o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur), construiu um trajeto composto por cinco estações, conhecido como Caminhos de Assis. A inauguração do percurso acontece nesta terça-feira (03), com o Governador Cid Gomes, acompanhado do  secretário do Turismo, Bismarck Maia e autoridades, perfazendo o trajeto que se inicia em Maranguape. A saída está prevista para às 20h30, da localidade de Ladeira Grande (entrocamento entre as CE-226 e CE-119). Na quarta-feira (04) será celebrada, às 09 horas, uma missa na Basílica de Canindé,  marco final do trajeto.

 

O percurso entre os dois municípios tem 136,43 quilômetros de extensão, onde ao longo dele foram construídas as estações. Nas obras, foram investidos R$ 1.583.196,94 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. O trajeto recebeu as estações de Penedo, Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade, todas com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual.  Cada estação conta também com dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro.

 

caminho-de-assisCom as obras do Caminho de Assis finalizadas, o Governo do Estado prevê um aumento de 20% no fluxo de turistas, além do incremento de R$ 20 milhões na economia dos municípios envolvidos no trajeto.

 

Caminhos de Assis

 

Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, mais conhecida como Igreja Matriz, o trajeto passa por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica.

 

O trajeto passa também por edificações históricas, como a Capela de Santa Terezinha; Igreja São João Batista; e Capela Santa Luzia, nas localidades de Papara, Amanari e Inhuporanga, respectivamente.

 

Estações: Penedo, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Caridade.

 

mapa

Trechos dos Caminhos de Assis:
Maranguape – Tabatinga = 14,21 Km
Tabatinga – Penedo = 10,14 Km
Penedo – Papara = 8,55 Km
Papara – Amanari = 12,13 Km
Amanari – Lagoa do Juvenal = 19,33 Km
Lagoa do Juvenal – Inhuporanga = 15,10 Km
Inhuporanga – Caridade = 25,40 Km
Caridade – Canindé = 19,00 Km

 

 

 

Serviço:
Caminhada de Inauguração dos Caminhos de Assis (12 km).

Data: Terça-feira (03.04)
Local: A partir da localidade de Ladeira Grande (entrocamento entre as CE-226 e CE-119).

Horário: 20h30 

 

Missa na Basílica de São Francisco, em Canindé

Data: 04.04
Horário: 09 horas

 

02.04.2012

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês (carmeninesm@googlemail.com / 85 3101.4654)