Fábrica de aerogeradores se instala no Porto do Pecém

2 de Abril de 2012

Nesta terça-feira (03) o governador Cid Gomes e o presidente da fábrica de aerogeradores da Fuhrlaender, Joaquim Fuhrlaender, lançam no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, a pedra fundamental para instalação da primeira sede da fábrica no Brasil. A cerimônia acontece no Complexo Industrial do Porto de Pecém (CIPP), local onde se instalará a fabrica, às 11 horas, com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do presidente da Eletrobrás, José da Costa; e do presidente de Furnas, Flávio Decat.

 

A solenidade marca o início das obras de instalação da Fuhrlaender no CIPP, que recebeu do Governo do Estado apoio na infraestrutura, como ligações de água, esgoto, energia, comunicação, acesso viário, além de incentivos fiscais. A primeira fábrica da Fuhrlaender terá cerca de 122 mil metros quadrados e um investimento previsto em R$ 15 milhões para a sua primeira fase. Se for ampliada, a unidade poderá receber investimento adicional de R$ 30 milhões.

 

As instalações devem ficar totalmente prontas em oito meses, iniciando no primeiro semestre de 2013 a fabricação de aerogeradores das classes FL 2.5 MW e FL 3.0MW, máquinas de grande potência, com 141 metros de altura e adaptadas para obter o melhor aproveitamento dos ventos brasileiros.

 

A previsão é de que 20 unidades sejam produzidas por mês, em um turno de trabalho por dia. Porém, dependendo da demanda, a capacidade de produção poderá ser distribuída em até três turnos. Inicialmente serão criados 200 empregos diretos de alta qualificação e cerca de 600 indiretos.

 

Sobre a Fuhrlaender

 

Fundada em 1960 na região de Frankfourt, na Alemanha, a Fuhrlaender é uma das pioneiras na utilização de energia eólica em todo o mundo. A empresa possui equipamentos em 40 países, e fábricas na Alemanha, Vietnã, Ucrânia e China.

 

02.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)