Governador apresenta experiência cearense na produção de energia eólica

2 de abril de 2012 - 18:43

O governador Cid Gomes apresentou nesta segunda-feira (02), em São Paulo,  as ações e os projetos de energia eólica no Ceará. A exposição do Governador aconteceu durante a Brazil Wind Energy Conference (BWEC), realizada pela revista Carta Capital e Cleantech. O Ceará é atualmente o estado com maior produção de energia eólica do Brasil, são 17 parques instalados com produção de 518 megawatts. A previsão é que, até o fim de 2012, o Ceará produza toda a energia que consome. Participou também do debate o professor Luiz Pinguelli Rosa.

 

“Até 2007, o Ceará importava toda energia que consumia. A nossa localização geográfica e as condições climáticas nos impulsionaram a buscar novas matrizes energéticas. Fomos pioneiros em energia eólica. Já está em funcionamento – com produção de 1 mw e com previsão de chegar a até 50mw – uma usina de energia solar no interior do Estado, e temos um protótipo para a produção de energia de marés”, explicou Cid Gomes.

 

Os primeiros estudos para a implantação de parques eólicos no Ceará começaram na década de 1990 e hoje o Estado é líder nacional, com 35% da potência nacional. O investimento, até o momento, foi de R$ 2 bilhões. Para cada megawatt produzido, é possível beneficiar uma população de até quatro mil pessoas.

 

02.04.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898