Policlínica de Baturité completa um ano e 16 mil atendimentos realizados

3 de abril de 2012 - 13:52

De um total de 1 mil e 300 pessoas atendidas na Policlínica Regional em Baturité, no Maciço de Baturité, no último mês de fevereiro, 593 não precisaram sair da região onde moram para realizar consultas e exames especializados. Esses pacientes foram atendidos em serviços que antes do funcionamento da policlínica regional, construída pelo Governo do Estado, não eram oferecidos na rede pública de saúde de toda a região do Maciço. Entre esses serviços que a população passou a ter acesso, estão consultas em cardiologia, urologia, mastologia, gastroenterologia e pré-natal de risco e exames de mamografia, endoscopia digestiva, ergometria e audiometria. Em um ano de funcionamento, comemorado nesta quarta-feira (04), e 16 mil atendimentos realizados, a Policlínica inicia o atendimento em mais uma especialidade. A partir deste mês serão realizadas  consultas em otorrinolaringologia.

 

Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da Policlínica Regional e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), também em Baturité, com atendimento regional. O encaminhamento de pacientes para a unidade é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

Satisfação do usuário

 

A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em dezembro mostrou que 93% das pessoas atendidas na Policlínica consideraram que a sua necessidade de consultas e exames foi resolvida. De zero a dez, a nota média atribuída pelos pacientes atendidos foi de 9,54. Com o pleno funcionamento, a Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos tem capacidade para realizar até 7.964 mil consultas médicas e exames de imagem por mês.

 

Rede de assistência

 

Além do Maciço de Baturité, nas microrregiões de saúde de Tauá, Camocim e Pacajus a população já tem atendimento nas policlínicas. Cinco policlínicas regionais, com as obras já prontas, estão sendo equipadas para inaugurações em Acaraú, Aracati, Icó, Itapipoca e Russas. Todas têm o mesmo perfil  de assistência, garantindo à população na própria região onde mora acesso a consultas e exames em 10 especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, exames de raio X, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia, ECG, esgometria, endoscopia digestiva e audiometria, além de consultas de psicologia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

Além dessas quatro em funcionamento e das cinco que estão com as obras concluídas e sendo equipadas para serem entregues à população, o Governo do Estado está construindo policlínicas regionais em Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá, Sobral e Crato.

 

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO – DEZEMBRO DE 2011

Você foi atendido na data e hora marcadas?

SIM

73

84%

NÃO

14

16%

A sua necessidade foi resolvida?

SIM

81

93%

NÃO

6

7%

O nosso serviço correspondeu às suas expectativas?

SIM

79

91%

NÃO

8

9%

Os profissionais deram orientações durante e após o atendimento?

SIM

79

91%

NÃO

8

9%

Como conceitua o atendimento dos profissionais?

Excelente

65

75%

Bom

17

20%

Regular

5

6%

Péssimo

0%

Como você conceitua o atendimento na recepção?

Excelente

61

70%

Bom

23

26%

Regular

3

3%

Péssimo

0%

Como você conceitua a limpeza do ambiente?

Excelente

71

82%

Bom

16

18%

Regular

0%

Péssimo

0%

Que nota você daria para a policlínica (zero a dez)?

87 usuários

9,54