Cid Gomes inaugura Caminhos de Assis percorrendo trajeto entre as estações

4 de abril de 2012 - 18:33

O governador Cid Gomes entregou nesta terça-feira (03) uma importante obra que vai garantir o conforto de quem chega a Canindé, no Sertão Central, em romaria. O Caminho de Assis, um percurso que se inicia em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e termina na Basílica de Canindé, no Sertão Central, conta com cinco estações  para abrigar os devotos de São Francisco durante o trajeto até a cidade romeira. Para o Governador, que fez o percurso entre a primeira e segunda estação a pé, com 14,6 km de extensão, a obra além do conforto, vai permitir o incremento no números de visitantes na cidade. “Canindé não podia ficar como centro de romaria só no dia 04 de outubro. Essas estações vão Assis03motivar os romeiros a visitarem no dia 04 de todo mês”, destacou.

 

 

Na ocasião, o Governador entregou a um morador da localidade de Ladeira Grande, onde fica a primeira estação, uma chave simbólica do local. “Quero que esse espaço seja da comunidade”, enfatizou. Além de Ladeira Grande, as outras quatros estações ficam nas comunidades de Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade. Ao todo, são 136,43 quilômetros percorridos pelos romeiros até chegar a cidade de São Francisco.

 

 

Assis04O Governado do Estado, através da Secretaria do Turismo, investiu mais de R$ 1,5 milhão nas obras do Caminhos de Assis. Todas as estações contam com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual, dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro. “Esses espaços vão abrigar as pessoas que ficavam nas estradas. A cidade também vai receber mais romeiros, e isso significa mais renda para a população”, destacou o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

 

 

O Caminho de Assis tem como marco inicial a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, passando por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Assis08Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica. A inauguração aconteceu com caminhada também percorrida pelo vice-Governador, Domingos Filho; pelos secretários estaduais Bismarck Maia, Arialdo Pinho (Casa Civil), Arruda Bastos (Saúde), Mauro Filho (Fazenda), Gony Arruda (Esporte), Adail Fontenele (Infraestrutura), João Melo (Corregedor Geral), Evandro Leitão (Trabalho e Desenvolvimento Social), Francisco Bezerra (Segurança), pelo superintende do DAE, Quintino Vieira; pelo presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, pelos deputados Lucílvio Girão, Delegado Cavalcante e Neném Loiola; pelo prefeito de Maranguape, George Valentim; e por autoridades da Região.

 

 

Assis_ForaNesta quarta-feira (04), o Governador e sua comitiva assistiram à Missa na Basílica de Canindé. Em seguida Cid Gomes se reuniu com o pároco da Basílica, Frei Hamilton, para conhecer demandas da cidade. Durante o encontro ele acertou os detalhes do repasse de recursos para o Hospital Polo de Canindé; o tombamento da Basílica com melhorias nos afrescos e som da Igreja; a titulação do Selo Cultura de Canindé, e apoio durante o festejo de comemoração a Coroação de Nossa Senhora, que este ano acontece no 26 de maio.

 

04.04.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898

comunicacao@casacivil.ce.gov.br