UPA 24h da Praia do Futuro reforça assistência médica na Semana Santa

4 de abril de 2012 - 13:56

Pela primeira vez, o Ceará conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) durante a Semana Santa, para assistência aos casos de urgência e emergência pediátricas e adultas. Construída pelo governo do Estado na Praia do Futuro, na Rua Júlio Silva 440, a UPA 24h funciona desde sua inauguração no último dia 22 de março, e já atingiu uma média de 180 atendimentos diários. A nova unidade é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) e os hospitais. A UPA tem a finalidade de diminuir as filas nas emergências dos hospitais, atendendo casos considerados leves, evitando congestionamento em hospitais como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

 

A Unidade funciona durante 24 horas no dia, todos os dias da semana, resolvendo grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, viroses, crises hipertensivas, infarto e derrame. Na UPA 24 horas os pacientes também  podem receber os primeiros atendimentos ao AVC. Na Praia do Futuro, a Unidade tem 15 leitos, seis médicos plantonistas, realiza raio X, exames laboratoriais e eletrocardiografia.

 

O atendimento dos pacientes na UPA 24h da Praia do Futuro é feito de acordo com o grau de complexidade. Os casos mais graves, de acordo com o Protocolo de Manchester, adotado na rotina da unidade, são atendidos imediatamente. Nos casos de alta complexidade, os pacientes recebem atendimento em até 10 minutos. Nos casos de urgência, a assistência pode ser feita em até 60 minutos. Os casos menos graves podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Na área da recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, um painel fixado na parede informa aos pacientes sobre as prioridades de atendimento, segundo a gravidade de casos.

 

No próximo dia 19 de abril mais uma UPA 24 horas será inaugurada na capital. Desta vez, será localizada no bairro Autran Nunes, na Rua Cardeal Arcoverde com Avenida Senador Fernandes Távora. Outras duas unidades serão entregues à população de Fortaleza nos bairros Coaçu, próximo ao Centro das Tapioqueiras, e a outra no bairro Canindezinho. As instalações foram concluídas e estão sendo equipadas para inauguração.

 

04.04.2012

 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá – 85 3101.5220/ 8733.8213

selma.oliveira@saude.ce.gov.br