A Carta da Terra é apresentada em exposição no Dragão do Mar

9 de abril de 2012 - 13:09

Respeito e cuidado com a comunidade da vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; e democracia, não-violência e paz. Estes são os quatro princípios que norteiam as ações defendidas pela Carta da Terra. Elaborada em 1987 pela Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Carta da Terra vem a Fortaleza de uma forma diferente.

 

Apresentada pela primeira vez em Joanesburgo, na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustetável, em 2002, a exposição “Sementes da Mudança: A Carta da Terra e o Potencial Humano”, estará aberta para visitação de 05 a 25 de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de terça a quinta das 9h às 21h e de sexta a domingo das 14h às 20h30.

 

Por meio de 30 painéis, a Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Earth Charter International apresentam temas referentes a situação mundial do meio ambiente; os conceitos de sustentabilidade; a Carta da Terra; a educação ambiental transformadora; propostas elaboradas pelo Dr. Daisaku Ikeda para as questões ambientais; apresentação de iniciativas locais para a proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da mulher.

 

Realização: Soka Gakkai Internacional, Associação Brasil SGI e Earth Charter International. Apoio institucional: IFCE e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Instituto de Arte e Cultura do Ceará.

 

Quem somos – BSGI

 

A Associação Brasil-SGI (BSGI), representante da SGI (Soka Gakkai Internacional) congrega 150 mil associados no país e tem como base a filosofia humanística do Budismo de Nitiren Daishonin. Desde 1960, quando foi fundada pelo filósofo Daisaku Ikeda, a BSGI tem exercido importante papel social na realização de diversas atividades, como exposições, intercâmbios com universidades e museus, fóruns; além de promover ações voltadas às questões ambientais, bioéticas, educacionais e culturais. A entidade também desenvolve reuniões de diálogos e visitas familiares a fim de cultivar o autoaprimoramento, com a perspectiva de que a mudança global se inicia com a transformação de cada indivíduo.

 

Perfil Daisaku Ikeda

 

Poeta, filósofo e humanista, Daisaku Ikeda lidera a Soka Gakkai Internacional desde 1960. Nesses mais de cinquenta anos, tem contribuído para a edificação de uma sociedade de paz. Diversos diálogos entre Ikeda e importantes filósofos, pensadores, políticos e ativistas pelos direitos humanos foram publicados em livros, em vários idiomas. Pelos abnegados esforços em prol da humanidade, o líder pacifista já foi contemplado com mais de 300 títulos acadêmicos.

 

Serviço:
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Espaço Mix (Rua Dragão do Mar 81, Praia de
Iracema)
Data: Abertura – dia 04 de abril, 19h30. Visitação – de 5 a 25 de abril
Horário: De terça a quinta das 9h às 18h30 e de sexta a domingo das 14h às 20h30
Mais informações: (85) 3488 8600 / 3488 8608

 

09.04.2012

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Marco da Escócia (imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625 – 8733.8829)