Unidades básicas de saúde serão inauguradas em Jucás e Nova Olinda

9 de abril de 2012 - 14:34

Na macrorregião do Cariri, foram construídas com recursos do governo do Estado 36 Unidades Básicas de Saúde da Família nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Na próxima semana duas novas unidades serão inauguradas. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participa das inaugurações em Jucás, na próxima terça-feira (10), às 17 horas, e em Nova Olinda, na sexta-feira (13), às 8 horas.

 

Todas as novas UBSFs têm perfis arquitetônicos e padrões sanitários semelhantes. Numa área de 211 metros quadrados, as unidades acolhem e atendem a população em consultórios médico e odontológico climatizados, e ainda com salas de vacinação, sala de enfermagem e farmácia. Os banheiros possuem estrutura adequada para utilização das pessoas com deficiência.

 

Critérios

 

Em todas as regiões do Estado foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado, focado em apoiar as ações da atenção básica nos municípios. No total, 150 UBSFs em 150 municípios que cumpriram metas: cobertura de pelo menos 70% por Programa saúde da Família, realização de quatro, no mínimo, consultas às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos regionais de saúde, estratégia de gestão utilizada pela Sesa que assegura acesso aos serviços de saúde das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas à população de toda a microrregião a partir do compartilhamento de custeio entre Estado e os municípios.

 

Nas 150 novas unidades básicas, que substituíram os antigos postos de saúde, que funcionavam, na grande maioria, em instalações improvisadas e alugadas pelas prefeituras, o governo do Estado fez um investimento de R$ 26 milhões e 600 mil. Investimento que traz retorno para a população de 130 municípios, onde as UBSFs foram inauguradas e já estão funcionando. As outras 20 unidades estão em fase de conclusão.

 

09.04.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 8733.8213)