Hospital Albert Sabin seleciona crianças para Operação Sorriso

10 de Abril de 2012

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede estadual, promove entre os dias 24 de abril e 2 de maio, em parceria com a ONG Operação Sorriso do Brasil, um mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino. A expedição humanitária vem dar um reforço aos procedimentos que já são realizados no hospital. Atualmente, a equipe de cirurgiões do Albert Sabin operam 30 crianças, em média, por mês.

 

Nos dias 24 e 25 de abril, no hospital Albert Sabin, será feita a seleção das crianças que serão operadas e terão os lábios leporinos corrigidos. No primeiro dia de triagem, dia 24 de abril, serão selecionadas as crianças e adolescentes do interior do Estado. Já o dia seguinte, 25 de abril, está reservado aos pacientes de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana. No dia 26, ocorrerá a divulgação da relação dos selecionados para as cirurgias reconstrutivas. Cerca de 100 crianças com lábios leporinos tenham o problema corrigido. As intervenções ocorrem entre os dias 28 de abril e 02 de maio. Os atendimentos vão iniciar a partir das 8 horas.

 

O Albert Sabin disponibilizará cinco salas do centro cirúrgico para a Operação. Dois  cirurgiões do hospital, Geraldo Sérgio Teixeira e Moacir Cimort, vão participar do mutirão. Em parceria com eles, vão atuar cerca de 60 profissionais voluntários da ONG, entre brasileiros e estrangeiros, de diferentes especialidades da área da saúde, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, dentre outras. A coordenadora do Ambulatório do Hias e coordenadora estadual da ação, Evelin Gondin, informa que os pacientes que ficarem de fora da Operação Sorriso 2012 vão ser avaliados e atendidos na rotina do Núcleo de Apoio ao Fissurado do hospital após o término da expedição.

 

Essa é décima quarta vez que o programa vai ser realizado no Ceará. Na Operação Sorriso de 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, mais de 1.500 pessoas voltaram a sorrir. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.

 

Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo. Para isso, a ONG conta com o apoio da Marinha do Brasil e das casas de apoio Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

 

Lábio Leporino

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As consequências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

 

Além do Hospital Infantil Albert Sabin, o projeto é realizado em parceria com Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Saúde, Associação Beija-flor, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Casa do Menino Jesus, Lar Amigos de Jesus, Comitê de Combate a Fome pela Vida (COEP), Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI.

 

Sobre Operação Sorriso

 

A Operação Sorriso é a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras deformidades faciais, com atuação em 60 países, e mais de 200.000 crianças operadas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 73.000 exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez estados brasileiros. Estes atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo.

 

Em 2011, foram realizados mais de 4 mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, sendo realizadas 339 cirurgias e 10 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 471 crianças. Também foram realizados três programas de treinamento para 88 profissionais de saúde dessas regiões.

 

A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Não há financiamento governamental e os balanços financeiros estão disponíveis no site.

 

Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse: www.operacaosorriso.org.br

 

Serviço:

Operação Sorriso do Brasil 2012
Data seleção dos pacientes: 24 de abril (pacientes do Interior do Estado) e 25 de abril (pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana)
Data divulgação dos pacientes selecionados: 26 de abril
Data cirurgias: 28 de abril a 02 de maio
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União – Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4288 (Ambulatório)

 

10.04.2012

Assessora de Comunicação do Hias

Raquel Mourão (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 9925.9444 – 3256.1574)

Twitter: @albertsabince