Mais de 1.800 jovens concluem capacitação e ingressam no mercado de trabalho

16 de abril de 2012 - 19:30

Diante do crescente número de obras e empreendimentos em realização no Ceará, o Governo do Estado, por meio da  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), dinamiza a capacitação de jovens e entrega ao mercado de trabalho mais 1.804 novos profissionais capacitados nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits). A solenidade de conclusão de curso dos jovens será nesta terça-feira (17), às 9 horas, no Cits Jangurussu.

 

Para Gério Monteiro Gomes, 20 anos, há cinco meses empregado no Hotel Praia Centro, o curso de Camareiro, feito no Cits Mucuripe, pesou na hora de encarar o mercado de trabalho. “Facilitou para eu conseguir emprego já que agora eu tenho a garantia de uma qualificação a mais no currículo”, explica Gério. Segundo Meiryane Braga, assistente da Governança do hotel, a capacitação específica para o setor é algo muito positivo. “Notamos que a produtividade do funcionário aumenta, o que é muito importante tanto para ele quanto para a empresa”, pontua Meiryane.

 

Divididos em 111 turmas, os jovens foram qualificados nas áreas de Serviços Hoteleiros (Recepção em Meio de Hospedagem, Camareiros, Garçons), Secretariado, Artesanato em Biscuit, Manutenção de Computadores, Mecânica de Motos, Culinária (Pães e Pizzas), Serviços de Beleza e Estética (Cabeleireiros e Manicures), Inglês Básico e Informática Básica e Avançada.

 

Laboratório Vocacional

 

A STDS mantém sete Cits em Fortaleza que ficam localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Os Centros atendem à comunidade por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias.

 

Cada Cits funciona como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de gastronomia; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula.

 

São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.

 

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.

 

Data: 17 de abril (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: Cits Jangurussu – Rua L, 20, Conjunto João Paulo II

 

16.04.2012

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 9987.0400 – 8878.8510 – 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline