Dilma e governadores do NE se reúnem para definir ação contra efeitos da estiagem

20 de abril de 2012 - 19:58

O governador Cid Gomes participará na segunda-feira (23), em Aracaju (SE), de reunião comandada pela presidenta Dilma Rousseff e que contará com os governadores da Região Nordeste. Na pauta da reunião está a discussão sobre os efeitos da seca que assola a Região e a elaboração de um plano emergencial para combater os efeitos da estiagem. A reunião também contará com a presença de ministros de Estado.

No Ceará, o volume de chuvas está abaixo da média histórica e os produtores rurais já começam a sentir os efeitos da falta de chuvas. Na última terça-feira (17), em reunião com lideranças de agricultores sem-terra, o governador Cid Gomes adiantou que iria se reunir nos próximos dias com a presidenta Dilma e os governadores do Nordeste para a elaboração de ações de combate aos efeitos da seca.

A ajuda federal foi solicitada pelos governadores, preocupados com a estiagem que já afeta até áreas urbanas. Cerca de 2,5 milhões de pessoas em 595 municípios nordestinos estão recebendo água por meio de carros-pipa controlados pelo Exército. O Ministério da Integração Nacional informou que já repassou neste ano R$ 69 milhões ao Exército para a distribuição de água. Em todo o ano passado, esse valor foi de R$ 180 milhões.

 

20.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)