Governador Cid Gomes reafirma parceria com municípios cearenses

24 de abril de 2012 - 13:08

Com o compromisso de manter a parceria entre o Governo do Estado e os municípios cearenses,  o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde Arruda Bastos entregaram na noite desta segunda-feira (23), 159 veículos para utilização no Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios. Foram 143 municípios contempladas durante a solenidade de abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no Centro de Negócios do Sebrae. Na ocasião, o Governador anunciou que nesta terça-feira (24), solicitará audiência com a presidenta Dilma para discutir a vinda de uma montadora de automóveis para o Estado. “A vinda dessa montadora vai dar um salto na economia do nosso Estado”, comemorou Cid Gomes.

 

IMG_0166_2O Governador anunciou também as decisões tomadas na reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), em Aracaju (SE), com a presidenta Dilma e os demais governadores do Nordeste, que atingem diretamente os municípios na área da saúde, educação e desenvolvimento agrário. Além dos novos carros para qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos, assegurando atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde, 150 municípios que apresentaram cobertura de pelo menos 70% do PSF, realizaram no mínimo quatro consultas às gestantes e ainda aderiram aos consórcios públicos para o custeio compartilhado das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais receberam recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Dessas, 130 já foram concluídas e entregues à população.

 

No que diz respeito ao combate à estiagem, problema que assola grande parte do Interior do Nordeste, o Governador anunciou que foram discutidas ações para agilizar e assegurar as cinco parcelas do Garantia Safra, com a primeira a ser entregue no mês de maio. “Já foi assinada também uma medida provisória que garante para este ano ainda R$ 155 milhões destinados para abastecimento de carros pipa no Interior”, comemorou Cid. Além disso, as metas do programa Água Para Todos de 2013 foram antecipadas para este ano, junto com 53 mil novas cisternas e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água. “Todos os projetos de abastecimento d’água que as prefeituras trouxerem a mim, com valor de até R$ 3 mil por família, serão executados”, afirmou o Governador.

 

IMG_0192Cid Gomes anunciou também a intenção do Governo Federal na implantação do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+). “É como o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), mas voltado para os 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Um ensino básico bem feito é a base para uma educação de qualidade”, disse. Atualmente, todos os 184 municípios do Ceará são avaliados sobre a alfabetização na idade certa como adequado ou desejável.

 

 

Marcha Municipalista do Ceará

 

A II Marcha Municipalista do Ceará, que acontece de 23 a 25 de abril, tem como tema este ano a Sustentabilidade dos Municípios Cearenses. Além de apresentar as demandas e reivindicações dos municípios à sociedade cearense, governo estadual e federal, pretende também estabelecer um amplo espaço de exposição de painéis de boas práticas executadas nos municípios, de intercâmbio de experiências e de grandes oportunidades para a realização de parcerias ou negócios que apontem na perspectiva da promoção do desenvolvimento das municipalidades.

 

Estiveram presentes na solenidade de abertura o ex-ministro Ciro Gomes; os secretários da Fazenda, Mauro Filho e do Desenvolvimento Agrário;  NelsonMartins; os deputados federais Danilo Forte e José Airton; os deputados estaduais Lula Moraes, Carlomano Marques, Júlio César Filho e Paulo Facó; o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio; a presidente da Aprece, Eliene
Brasileiro e demais prefeitos do Estado.

 

IMG_0152    IMG_0201

 

24.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)