Artistas cearenses comemoram 13 anos de Revista Canto de Iracema

25 de abril de 2012 - 13:24

A revista cultural Canto da Iracema completa 13 anos de trajetória em evento multicultural nesta quinta-feira (26), às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Realizado pelo Instituto Sociocultural Canto da Iracema, o evento também homenageia o produtor cultural, jornalista e ex-secretário de Cultura de Fortaleza, Cláudio Pereira, falecido em 2010. O ingresso custa 1 kg de alimento não perecível.

 

No evento, o Anfiteatro será palco de performances teatrais, protagonizado por Carri Costa, exposição do acervo de edições anteriores da revista e intervenções de artes plásticas, com obras de Zé Tarcísio, Audifax Rios, Ronaldo Cavalcante, Caetano Barros, Maira Ortins, Barrinha e Gerson Ypirajá. Além disso, o público irá conferir shows de grandes nomes da música cearense, como Isaac Cândido,  Ricardo Black,  Kátia Freitas, David Duarte, Eugenio Leandro e Projeto Timbral.

 

Ação social

 

Os ingressos custam um 1 kg de alimento, que serão doados à Associação dos Moradores do Poço da Draga (Ampodra). Além do ingresso, o público presente receberá uma cópia do CD comemorativo “Canto de Iracema 13 anos”, contendo canções de artistas cearenses.

 

Durante o evento, será instalado um painel em que artistas plásticos convidados desenvolverão uma arte exclusiva. A obra será disponibilizada para leilão através da internet e sua renda será revertida igualmente para a AMPODRA e o Instituto Canto de Iracema. 

 

A revista Canto de Iracema

 

A revista cultural teve sua primeira edição em abril de 1999. O informativo circulava na Praia de Iracema, onde conseguiu público leitor fiel junto aos moradores, frequentadores, intelectuais, artistas e formadores de opinião.

 

Após reformulações em 2007, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a publicação retornou com a missão  de difundir a cultura cearense, buscando contribuir para a formação de novas gerações de leitores. Em formato de revista, aumentou sua tiragem, conquistando novos leitores dos mais variados segmentos da sociedade fortalezense.

 

Em 2010, o Canto de Iracema foi contemplado no prêmio Edgar de Alencar, categoria Revista, no Edital de Literatura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A revista figura no Anuário Literário do Ceará 2010–2011, editado pela da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

 

Serviço: Canto da Iracema 13 anos – Música, teatro, artes plásticas e exposição de acervo – Quinta-feira, dia 26, às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada: 1kg de alimento. Informações: (085) 9993 7430 – 9978 9559.

 

25.04.2012

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar

Marco da Escóssia (85 3488.8617)