Cagece recebe certificação de Gestão Sustentável

25 de abril de 2012 - 17:49

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu certificação pela implantação de políticas nas áreas de Gestão de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade. O certificado, concedido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), é o reconhecimento das práticas socioambientais e de gestão aplicadas pela Companhia e é a etapa final de uma capacitação realizada por colaboradores na área, ministrada pelo próprio Sesi.

 

Atualmente, a Cagece possui um Comitê de Sustentabilidade que tem como finalidade promover uma agenda socioambiental e desenvolver políticas sustentáveis para a Companhia. “Nós estamos avançando na questão da sustentabilidade. Existe hoje, no mundo inteiro uma grande preocupação em promover o desenvolvimento preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, e na Cagece estamos nos alinhando a esse conceito”, afirma Antônio Alves Filho, diretor Comercial da Cagece.

 

A Companhia também usa como parâmetros para sua gestão os indicadores de Responsabilidade Social Empresarial do Instituto Ethos. As ações implantadas buscam seguir os padrões exigidos pelo mesmo e seguem a recomendação de gerir os negócios de forma socialmente responsável.

 

Ações

 

Na Cagece, os programas de responsabilidade social são geridos através de ações presentes na comunidade como o Treine, que atua com crianças através do esporte e o teatro de bonecos, que leva cultura e conscientização ambiental por meio de temáticas ambientais por todo o Estado. Além destas práticas, ainda são promovidas iniciativas de ajuda à comunidade, como o programa Reciclocidades, que forma artesãos com o uso de materiais recicláveis. Também existe um programa que incentiva o voluntariado entre os funcionários.

 

Pensando no desenvolvimento, através de práticas ambientais sustentáveis, a Companhia também mantém projetos pilotos na área de reúso da água e a reutilização do gás metano. O gás proveniente do esgoto é convertido em energia hidráulica. Outro, programa que se destaca é a coleta de óleo de cozinha. Este último realiza a doação de coletores, que proporcionam uma renda extra para cooperativas de catadores de material reciclável.

 

Para o público interno, a Companhia trabalha a questão social e ambiental incentivando ações sustentáveis diárias, como o não uso de copos descartáveis e a coleta seletiva de lixo.

 

25.04.2012

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br / 85 3101.1826 – 8878.8932)