ESP-CE realiza Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde

25 de abril de 2012 - 13:42

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Avaliação em Sistemas de Saúde (Ripass) e o apoio do Ministério da Saúde, Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO/Uece), promoverá entre os dias 17 a 19 de maio de 2012 o primeiro evento no Brasil de caráter internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde. O workshop acontecerá na sede da ESP-CE e contará com a participação de autoridades da área da saúde, acadêmicos, gestores, profissionais de saúde e estudantes. As inscrições serão feitas exclusivamente no site http://workshop.esp.ce.gov.br até o dia 15 de maio. Ao todo, foram oferecidas 200 vagas. O valor da inscrição para estudantes custa R$ 50,00, e para profissionais, R$ 100,00.

 

O workshop tem como objetivo ampliar olhares e gerar encontros de perspectivas da gestão participativa na saúde com experiências internacionais que focarão a aprendizagem em Comunidades de Prática. Na ocasião, será abordada ainda a relação entre gestão do conhecimento e comunidades de prática na saúde. A realização do encontro proporcionará aos participantes acompanharem apresentações, diálogos e articulações no campo da Educação Permanente em Saúde que retomem a aprendizagem social para as práticas na saúde, além de fomentar produções de projetos científicos com relação aos processos de gestão, trabalho na saúde e educação permanente, fortalecendo seus sujeitos/atores sociais.

 

As conferências contarão com a participação internacional do pesquisador e antropólogo organizacional e mentor dos conceitos sobre Comunidades de Prática, Dr. Etienne Wenger (Califórnia, EUA); do professor da Faculdade de Educação da Universidade Laval (Canadá), Dr. Fernand Gervais; e do pesquisador da Universidade de Montreal (Canadá), Dr. Francisco Antônio Loiola. No âmbito nacional, se farão presentes o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Dr. Antônio Ivo de Carvalho; o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales; a superintendente da ESP-CE e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barrêto; o professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Gastão Wagner de Souza Campos; e o presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Augusto Facchini.

 

O que são Comunidades de Prática?

Comunidades de Prática tratam-se de grupo de pessoas que partilham um interesse, como por exemplo, um problema que enfrentam regularmente no trabalho ou em suas vidas, e que se juntam para desenvolver conhecimento de forma a criar uma prática em torno desse assunto específico. Em outras palavras, são “atores sociais” que se envolvem em um processo de aprendizado coletivo em um domínio compartilhado do esforço humano. A expressão foi cunhada em 1991 pelo suiço-americano Etienne Wenger.

 

SERVIÇO:
Evento: Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde
Data: 17 a 19 de maio de 2012
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles – Fortaleza – Ceará
Informações: (85) 3101.1401 ou (85) 3101.1403

 

25.04.2012

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

Jair Melo / Marcos Saudade – (85) 3101.1412 / (85) 8849.9895