Internautas visitam obra do Metrô de Fortaleza neste sábado (28)

25 de Abril de 2012

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) recebe neste sábado (28), a visita de 120 pessoas que irão conhecer as obras de implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A visita levará 60 internautas que se inscreverem na visita pelo perfil do Governo na rede social Facebook (www.facebook.com/governodoceara). Cada internauta sorteado poderá levar um acompanhante.

 

 

Os internautas irão se reunir, às 8 horas, no Palácio da Abolição e de lá partem, de ônibus, para a estação São Benedito, no Centro de Fortaleza.  Após assistirem a uma palestra, os internautas serão levados à estação Carlito Benevides, em Pacatuba. A visita continua no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o Centro de Manutenção do Metrofor.

 

Ao retornar à estação Carlito Benevides, o grupo fará o passeio no metrô (Trem Unidade Elétrica – TUE) até a estação Virgílio Távora, em Maracanaú. O passeio nos trens do Metrofor faz parte do programa “Visita Guiada”, do Governo do Estado. O programa possibilita que a população em geral possa conhecer as obras estruturantes no Estado.

 

Linha Sul começa operações em junho

 

A linha Sul começará a receber testes com passageiros em junho. A chamada “operação assistida” irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, a partir de 15 de junho. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. .São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

 

A linha será composta por 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).

 

 

A Linha está sendo feita pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura, e está com mais de 95% de execução em suas obras civis.
A estação São Benedito, por exemplo, está com suas obras em 97%. O local tem capacidade de receber 18 mil pessoas por hora e é uma das mais importantes estações. Por ela irão passar trabalhadores, estudantes e turistas. Próximo à estação existe a tradicional Igreja de São Benedito, muito visitada por cearenses e turistas. Além disso, está próximo de importantes colégios. Sem falar que fica no centro comercial da cidade.

 

 

Além de todas as vantagens de ser uma estação de metrô, ainda tem a vantagem de oferecer mais área livre para a cidade. Isso porque é uma estação totalmente subterrânea. Sobre a estação existe um belo jardim.

 

Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

 

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.

 

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

 

Estágio das obras nas estações

 

Descrição

Carlito Benevides

Virgílio Távora

Estação São Benedito*

Execução da obra (%)

99,1%

99,27%

97,00%

Área construída ( m²)

2.383,50

1229,48

4.459,90

Capacidade ( passageiros/hora)

9.000

7.200

18.000

Escadas convencionais (unid.)

2

2

3

Escadas rolantes (unid.)

4

Rampa de acesso (unid.)

2

0

Elevadores (unid.)

1

1

2

Bilheteria guichês (unid.)

2

2

2

Acesso para deficiente (und)

1

1

1

 

*Estação São Benedito: no 1º nível (nível do terreno natural) estão localizados o setor administrativo, a bilheteria, os bloqueios e o reservatório de água. No 2º nível (4,00 m abaixo do terreno natural) encontra-se o mezanino, que funciona como transição para se chegar ao 3º nível. No 3º nível (8,32 m abaixo do terreno natural) encontram-se a plataforma, a casa de máquinas do elevador, as salas técnicas e o acesso aos equipamentos de exaustão.

 

25.04.12

Assessoria de Imprensa do Metrofor

Márcio Teles (85 3101.7115)

www.metrofor.ce.gov.br
Twitter: @metrofor