Nova Russas comemora a inauguração da Escola de Ensino Profissionalizante

27 de abril de 2012 - 12:47

Nova Russas, no Sertão dos Inhamuns, terminou a noite desta quinta-feira (26) em festa. No município o governador Cid Gomes inaugurou a 85º Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Manoel Abdias Evangelista, que vai atender ao longo do período letivo 540 jovens do município. E foi em nome desses jovens que a diretora da Unidade, Janaína Belo, agradeceu ao Governador a entrega do equipamento. “Essa Escola será capaz de transformar a vida dos nossos jovens e de suas famílias. Era um sonho da população, que foi concretizado pelo Governador Cid Gomes”, agradeceu a diretora.

 

Os 540 jovens estudarão em tempo integral, onde no período da manhã terão aulas para formação do ensino médio, e a tarde eles poderão estudar um curso profissionalizante. Segundo Cid Gomes, toda a concepção das Escolas Profissionalizantes foi pensada em garantir que o jovem tivesse a oportunidade de não só concluir o Ensino Médio como se especializar para se inserir no mercado de trabalho. “Até no profissional nós pensamos. Por isso no último semestre os alunos realizam um estágio de acordo com o curso profissionalizante, pago pelo Governo. E isso tem mostrado resultados. Cerca de 80% que fazem o estágio são contratados pela própria empresa”, comemorou Cid Gomes.

 

IMG_0573Na EEEP de Nova Russas, os estudantes poderão ter uma formação técnica nos cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores, Agroindústria ou Agropecuária, definidos a partir da vocação econômica da região. Além disso, toda a estrutura da unidade foi voltada para tornar a escola um espaço atrativo. Alunos e professores vão contar com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca, ginásio poliesportivo, teatro de arena e dependências administrativas; além dos Laboratórios Tecnológicos de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. O investimento na sua construção foi de R$ 7,5 milhões, oriundos exclusivamente do Tesouro do Estado. “Essas escolas vão fazer uma diferença fundamental na educação do nosso estado”, avalia Cid Gomes.

 

NovaRussas_IntAlém da EEEP de Nova Russas, outras 84 unidades foram entregues desde de 2008. Até 2012 serão 95 EEEPs beneficiando todo o Ceará, o que demonstra que serão aproximadamente 31 mil jovens matriculados no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante. Ainda segundo o Governador, até o final de 2014 serão 140 EEEPs implantadas no Ceará. “Das restantes 17 já estão em processo de licitação, mais 20 serão construídas com parceria entre os Governos Federal e Estadual e o Governo vai ainda construir mais 18, quando no Ceará não existia nenhuma”, comemorou Cid.

 

IMG_0761O Governador aproveitou a visita ao município para anunciar benefícios para a população. Ele deve atender duas demandas da cidade, que é a realização de um Projeto para implantação de um aeroporto em Nova Russas. Com o Projeto é possível pleitear junto ao Governo Federal sua construção e assim o município terá a oportunidade de atrair indústrias com a estrutura aeroviária. Cid também anunciou a construção de um Centro de Artesanato, já que a cidade tem como vocação o artesanato. “Nesse espaço devemos implantar uma área para treinamento, assim valoriza mais o trabalho dos artesãos e esse trabalho vai gerar mais renda”, concluiu o Governador.

 

A solenidade em Nova Russas foi prestigiada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; e pelos deputados estaduais Sérgio Aguiar, Carlomano Marques, Duquinha e Wanderley Pedrosa; pelo prefeito de Nova Russas, Paulo Evangelista; e por autoridades da Região.

 

 

IMG_0713    IMG_0624

 

27.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)