Cooperativas são contempladas com I Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais

30 de abril de 2012 - 12:45

Comunidades lideradas por mulheres do município de Canindé, a 117 km de Fortaleza, foram contempladas pelo  Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, por meio do I Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa que aporta recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) investiu mais R$ 140 mil em pequenas ações na cidade. Ao todo 23 famílias foram beneficiadas diretamente pelo projeto.

 

Produção artesanal, gastronomia e estética foram algumas áreas beneficiadas pelo programa, a fim de gerar renda às famílias que integram a Cooperativa de Trabalho, Produção e Criação do município. A Cidades atuou como indutora no fornecimento de panelas, utensílios de cozinha em geral para o fortalecimento da produção de refeições. Investimentos em equipamentos e apetrechos para dá suporte ao salão de beleza organizado pela associação, bem como no fornecimento de materiais e insumos para a produção artesanal de imagens de santos, desenvolvida também pela cooperativa.

 

O montante investido garantiu a formação e especialização das mulheres empreendedoras do município. Fatores importantes como treinamentos específicos, possibilitaram a melhoria na produção, fortalecendo o nível de organização das associações e cooperativas da comunidade, constituindo dessa forma um fundo rotativo solidário.

 

Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, os APLs são ações que produzem bons resultados uma vez que, atende as comunidades do interior do Estado e garante fonte de renda para diversas famílias. “Os projetos apoiados pela SCidades promovem a identidade cultural do nosso Estado, além é claro de expor todos os artigos produzidos pelo povo cearense” destacou Camilo.

 

30.04.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 3207.5262)