Gestores africanos vão conhecer alimentação escolar no Ceará

30 de abril de 2012 - 19:59

A secretária da Educação, Izolda Cela, participa nesta quarta-feira (02), às 11 horas, de um encontro com o ministro da Educação de Guiné Conakry, Ibrahima Kouroumae, e o secretário Geral do Niger, Adamou Ounteni, países localizados na África Ocidental. A ação faz parte de um intercâmbio programado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O evento acontece no Praiano Hotel, na avenida Beira Mar.

 

Os visitantes permanecem no Ceará até o próximo sábado (5) e querem conhecer mais de perto a experiência brasileira de alimentação escolar, assim como os programas na área de segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. A partir das 14h30min, os gestores e suas comitivas irão visitar o CAIC Maria Felício Lopes, escola estadual, e a Escola Municipal Martins de Aguiar, ambas em Fortaleza, com objetivo de observar os modelos de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar( PNAE) na rede pública de ensino.

 

Na quinta-feira (3), às 7h30min, o grupo irá à Comunidade Quilombola, em Baturité. À tarde, conhecerá a unidade de processamento do peixe, em Fortaleza, e terá reunião com representantes do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). À noite, os gestores participam da abertura da Expoinverno, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), também na capital. Na sexta-feira (4), o grupo estará em Aracati e Pindoretama, onde conversará com produtores e escolas rurais.

 

Antes das visitas de campo, as delegações estiveram reunidas com membros do governo brasileiro, em Brasília. Conforme Evilauba Gonçalves, coordenadora do PNAE/CE da Secretaria da Educação (Seduc), o Ceará foi escolhido por ser um Estado com boas práticas na área e também por possuir condições agroclimáticas semelhantes aos dois países. Guiné Conakry é um país africano, localizado no litoral, enquanto Niger fica no Sahel, região situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis ao sul, com clima e vegetação de semiárido em boa parte do território.

 

Serviço: Encontro de Gestores de Guiné e Niger para conhecer alimentação escolar

Data: 02 a 05 de maio de 2012

Evento de Abertura da visita: 02/05/2012 – às 11 horas

Local: Praiano – Endereço: Avenida Beira Mar, 2800, Meireles

 

30.04.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)