Ministro Marcelo Crivella entrega licenças de embarcação no Ceará

30 de abril de 2012 - 19:52

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visita nesta terça-feira (1º), ao  lado do secretário da Pesca, Flávio Bezerra, comunidades e empreendimentos pesqueiros. Às 8 horas, no Porto das Jangadas, no Mucuripe, serão entregues licenças de embarcação para a pesca da lagosta, que se inicia no dia 1º de junho, quando termina o período do defeso. Às 10h30min, a comitiva estará em Icapuí, no Litoral Leste do Estado para a entrega de novas licenças de embarcação. 

 

Para ordenar a captura da lagosta e impedir sua extinção, o Governo federal limitou a atividade em 2.687 embarcações, aumentou o período de proibição da pesca neste ano e incrementou a fiscalização por todo o litoral brasileiro. O Ceará é o maior produtor de lagostas do País, contando com quase 60% das três mil embarcações brasileiras com permissão do Ministério da Pesca e Aquicultura para a atividade. “O MPA trabalha para desburocratizar os processos e agilizar a entrega das licenças com o intuito de possibilitar a organização prévia do setor antes do início da temporada”, diz o ministro.

 

Além do Ceará, as licenças são destinadas a embarcações de outros estados nordestinos: Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí. Embarcações lagosteiras também atuam no Pará, na região norte, e no Espírito Santo, na região Sudeste. O Brasil captura aproximadamente, sete mil toneladas de lagosta por ano.

 

Agenda do ministro Crivella nesta terça feira (01/05).

8h: Entrega de licenças de embarcação
Local: Porto das Jangadas
Endereço: Final da Avenida Beira Mar – Mucuripe

9h30: Deslocamento para Icapuí

10h30: Entrega de licenças de embarcação
Local: Icapuí
Endereço: Praia da Redonda (Quiosque Na Boca do Povo)

14h: Deslocamento para Fortaleza

15h: Visita a Indústria Netuno
Local: Avenida Zezé Diogo nº 1325 – Praia do Futuro

 

30.04.2012

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle (gerson.valle@spa.ce.gov.br 85 3241.0114 – 9954.8989 TIM e 8754.2803 OI)