Madalena recebe Unidade Básica de Saúde da Família nesta quarta-feira (13)

12 de junho de 2012 - 13:24

Ao lado do Hospital e Maternidade Mãe Totonha, da rede pública municipal, foi construída em Madalena, município da região de Canindé, com recursos do Governo do Estado uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A proximidade do hospital facilita o encaminhamento de pacientes da atenção básica para o atendimento hospitalar, evitando dificuldades com transportes”, afirma o secretário municipal de saúde, Ovídio Rodrigues Pereira. A nova unidade será inaugurada nesta quarta-feira (13), com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.  

 

Ovídio Rodrigues Pereira destaca que a proximidade do hospital é apenas um dos bons resultados da nova UBSF, no bairro Santa Terezinha: “o atendimento vai melhorar em todos os sentidos. Antes as famílias eram atendidas em um local apertado, em um imóvel ainda do tempo em que Madalena era distrito de Quixeramobim. Agora são recebidas com conforto e espaços modernos e adequados”, destaca. Outros três municípios da Região receberam recursos do Estado para construção de Unidades Básicas de Saúde da Família. Além de Canindé, já inaugurada, há unidades com as obras em fase de conclusão em Caridade e Itatira.    

 

Para receber os recursos, cumpriram metas na atenção básica. O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa), liberou um total de R$ 26,7 milhões para 150 municípios que alcançaram em 2010 cobertura acima de 70% do Programa Saúde da Família, realizaram quatro consultas, no mínimo, às gestantes, e ainda participam dos consórcios públicos de saúde na gestão compartilhada das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais. Em Canindé, ficam o CEO, já concluído e pronto para inauguração, e a Policlínica, em construção. Como unidades regionais e gestão sob consórcio, atenderão a população de todos os municípios que integram a 5º região de saúde: Canindé, Madalena, Caridade, Itatira, Boa Viagem e Paramoti.

 

12.06.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Marcus Sá / Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 8733.8213)