Alunas de Escola Estadual apresentam projeto científico em Nova York

22 de junho de 2012 - 19:14

As alunas Antônia Amanda Araújo e Socorro Margarete Oliveira, da Escola de Ensino Médio Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual, em Bela Cruz, irão pela segunda vez aos Estados Unidos para participar de um novo evento científico. Agora, em Nova York, no período de 25 a 29 de junho, para a Genius Olympiad, na Universidade de Oswego. Na ocasião, irão apresentar o projeto “Fabricação de Papel a partir de Fibras Naturais: reciclando e reaproveitando na escola”, orientadas pelo professor Fernando Nunes, da disciplina de Matemática. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), garantirá os deslocamentos terrestres e aéreos, hospedagem, alimentação e inscrição. O investimento é de R$ 19,6 mil.

 

A escola recebeu a credencial para a participação nesse evento internacional durante o Movimento Científico do Norte Nordeste (MOCINN), onde também foi apresentado o trabalho. A experiência consiste em um método de produção de papel reciclável, a partir de fibras do caule da bananeira, material que seria descartado por agricultores da região.

 

O método incluiu a observação in loco e a análise do entorno escolar, o desenvolvimento de palestras e cursos on-line, além da utilização do papel produzido em atividades escolares diárias. Fernando Nunes explica que o processo é semelhante a outros métodos de reciclagem. “Dois pontos, no entanto, fazem o diferencial do projeto: a não utilização de material industrializado e o uso de amido de milho em vez de cola comum” – ressalta o professor.

 

Em 2011, o projeto ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Pelo desempenho, recebeu credencial para participar da Intel ISEF 2012. Em abril passado, o trabalho também foi mostrado na Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2012, em Nijmegen, na Holanda. Além disso, foi escolhido na categoria Menção Honrosa pela Unesco como melhor projeto de desenvolvimento sustentável e inovação.

 

A Genius Olympiad é uma competição internacional de ensino médio sobre questões ambientais. É organizada pela Universidade Estadual de Nova York, em Oswego.

 

22.06.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)