Cid Gomes anuncia construção do Hospital Regional Metropolitano em Maracanaú

25 de junho de 2012 - 18:18

O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), será a sede do novo Hospital Regional Metropolitano (HRM), a ser construído pelo o Governo do  Estado. O anúncio foi feito pelo Governador Cid Gomes nesta segunda-feira (25) durante a inauguração da nova sede da Agência da Previdência Social (APS), naquele município. A escolha da localização se deu conta do estudo de viabilidade da adoção do regime de Parceria Público Privada (PPP).

 

Segundo Cid Gomes, o novo equipamento de saúde vai garantir que a população da Região Metropolitana tenha acesso a saúde pública de qualidade no âmbito da urgência e emergência. Ao todos serão 500 novos leitos incorporados ao sistema estadual de saúde. “Maracanaú tem um localização bastante favorável, fica próximo a bairros mais pobres da Capital e próximo a diversos municípios que compõe a RMF”, destacou Cid. A previsão é que o HRM seja entregue até o final dessa gestão. “O Governo vai trabalhar para que seja inaugurado até junho de 2014 e funcione para atender as demandas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”, ressaltou.

 

O Hospital Regional Metropolitano será o quarto hospital regional no programa do Governo do Estado para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O primeiro foi o Hospital Regional do Cariri, já funcionando desde o dia 23 de maio do ano passado com atendimento à população dos 44 municípios da macrorregião. Em Sobral, está em fase de conclusão o Hospital Regional Norte. Lá, será atendida a população dos  55 municípios da macrorregião Norte em casos de alta complexidade. O Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central está em fase de licitação.

 

Durante a solenidade, o Governador ainda lembrou a entrega de equipamentos que vão beneficiar tanto quem mora em Maracanaú como municípios dessa Região. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Policlínica Regional devem ser em breve entregues pelo Governo estadual. “Até o final desse governo vamos dotar o Ceará da melhor estrutura de saúde pública do Brasil. O nosso compromisso é lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o Governador.

 

Agência da Previdência de Maracanaú

 

Em Maracanaú, Cid Gomes, acompanhado do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, prestigiou a entrega do novo equipamento do Governo Federal. No município, a agência funcionava em um imóvel alugado e agora passa a ter sede própria, como destacou Garibaldi. “A Previdência estava devendo uma agência como esta a Maracanaú. Aqui, tínhamos uma agência precária, que não estava a altura do povo dessa cidade, onde são concedidos mais de 16 mil benefícios”, destacou Garibaldi.

 

Quem procurar a nova sede da APS vai encontrar na agência duas salas de perícia médica e quatro guichês de atendimento. A APS conta com o trabalho de 19 servidores, incluindo três médicos peritos, responsáveis, mensalmente, por 4,1 mil atendimentos e 450 perícias médicas.

 

O governador Cid Gomes agradeceu ao ministro a instalação da nova unidade, e de outras 55 que serão inauguradas em diversos municípios cearenses. “Quando assumiu o Governo, o ex-presidente Lula adotou um nova visão em relação aos aposentados e pensionistas, antes tratados como fardos. Essa nova postura foi acolhida pela presidenta Dilma Rousseff, sob a gestão do Ministro Garibaldi, que vai permitir a inauguração de 56 novas agências no Ceará. Hoje estamos não só inaugurando, estamos rendendo uma homenagem a essa nova visão, esse novo modelo”, agradeceu o Governador.

 

Localizada na avenida 4 de Julho, s/n,  no bairro Jereissati II, o Governo Federal investiu R$ 1,6 milhão na construção da sede. O público será atendido das 7h30min às 17h30min. O prédio é climatizado e possui equipamentos modernos de informática, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. Na unidade, os segurados terão acesso a todos os serviços previdenciários. Todas as informações podem também ser repassadas pelo número 135.

 

O Ministro Garibaldi conclui sua fala destacando que está autorizado pela Presidenta Dilma Rousseff concurso público com 1.740 novas vagas para servidores. “Entre os cargos,  médicos peritos, assistentes sociais e técnicos. A Previdência hoje é prioridade absoluta do Governo Dilma”, finalizou.

 

A solenidade foi prestigiada pelos deputados federais Ariosto Holanda, Goreti Pereira, Danilo Forte, Mário Feitosa e Raimundo Gomes de Matos; pelos deputados estaduais Júlio César e Fernanda Pessoa; pelo gerente executivo do INSS em Fortaleza, Júlio César Araújo, pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa e demais autoridades.

 

25.06.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gvo.br / 85 3466.4898)