Pesquisa: Controle interno do Ceará é o melhor do Brasil

27 de junho de 2012 - 18:33

A qualidade do controle interno do Estado do Ceará ficou em primeiro lugar em estudo organizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em todos os estados do País. O dado faz parte do diagnóstico “Sistema de Integridade nos Estados Brasileiros”, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre janeiro e agosto de 2011, para o Instituto Ethos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Controladoria-Geral da União (CGU). A pesquisa será apresentada nesta quinta-feira (28), às 14 horas, durante a 2ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), pela coordenadora de projetos em políticas públicas no Instituto Ethos, Betina Sarue. 

 

Além de aparecer como o Estado com melhor desempenho no levantamento feito sobre o controle interno, o Ceará também é destaque na avaliação de indicadores de transparência do orçamento público dos estados, sendo um dos 17 estados que obtiveram a maior pontuação. Na área de estudo de Contratação de Obras e Serviços pelos Estados, o Índice de risco de corrupção do Ceará é apontado como baixo.

 

Segundo o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, os resultados alcançados são um motivo a mais para continuar melhorando. “Apesar de o Ceará ter sido classificado como baixo risco de corrupção, ainda assim, a CGE dará sequência a implementação da mudança nos sistemas de controle, culminando com a implantação do controle interno preventivo. Sendo esse controle apoiado por fiscalização a cargo de unidade criada com este objetivo, separando a função fiscalizadora dos órgãos responsáveis pelos projetos”, frisa.

 

Dos oito pontos necessários para a promoção da integridade nos estados que foram analisados na pesquisa, três estão diretamente ligados ao poder executivo estadual e tem relação com a CGE: a transparência sobre as diferentes fases da execução orçamentária; as modalidades das licitações de bens, serviços e obras; e a institucionalização do controle interno.

 

Os resultados obtidos pelo Estado do Ceará no levantamento mostram que a visão de futuro da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), definida junto com a missão e os valores da instituição, durante Planejamento Estratégico 2009-2014, está se concretizando antes do prazo definido no planejamento. A visão afirma que a Controladoria pretende, até 2014, “ser referência nacional em sistema de controle interno e social, consolidando-o como instrumento de gestão”.

 

Para o Controlador, essa realidade se concretizará no todo ainda dentro do ano de 2012, com a implantação dos novos sistemas de ouvidoria, controladoria, transparência e com a mudança no foco da auditoria. “Como estamos alcançando nossas metas antecipadamente, vamos abrir espaço para novas metas mais ousadas no campo do controle e da modernização da gestão pública, com o objetivo de conquistar uma maior participação da população na gestão”, adiantou.

 

Sobre a 2ª Reunião do Conaci – O Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), sediará a 2ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), nos dias 28 e 29 de junho. O encontro tem como objetivo discutir temas relacionados ao controle interno nos municípios, estados e União. A abertura do evento será feita pelo governador Cid Gomes, que ministrará palestra sobre as “Ferramentas de Governança Utilizadas pelo Governo do Estado”. Na ocasião, o governador sancionará a Lei Estadual de Acesso à Informação e assinará os decretos de regulamentação do Portal da Transparência e do Sistema de Ouvidoria. Estarão presentes no evento controladores de 24 estados mais o Distrito Federal.

 

Serviço – 2ª Reunião Técnica do Conaci:
Data: 28 e 29 de junho
Horário: 9 horas
Local da abertura: Palácio da Abolição – Av, Barão de Studart, 505, Meireles – Fortaleza – Ceará
Local da reunião (quinta à tarde e sexta o dia todo): Hotel Oásis Atlântico – Avenida Beira Mar, 2500, Meireles – Fortaleza – Ceará

 

27.06.2012

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome  (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474 e 8724.2222)

Twiiter: @ComunicacaoCGE

Assessoria de Comunicação do Conaci

Aline Cesconetto Duarte Lima –
(comunicacao@conaci.org.br / 27 3636.5354 – 9730.0751 (27) 3636-5386 (fax))

Site: www.conaci.org.br