Aeroporto de Camocim é homologado pela ANAC

28 de junho de 2012 - 19:45

O Aeroporto de Camocim, integrante do Planejamento Aeroviário do Estado do Ceará, reformado e ampliado pelo Governo do Estado é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).O novo equipamento conta com pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura, uma Seção de Combate a Incêndio (Secinc) e balizamento noturno, tornando o aeroporto mais seguro para pousos e decolagens, inclusive noturnas. O investimento no novo aeroporto é de R$ 5,2 milhões.

 

O aeroporto permite operações VFR Diurna e Noturna de Aeronaves de pequeno e médio portes tipo ATR-42 e EMB-120 da EMBRAER. Foram executados serviços como terraplenagem, pavimentação, reforço e ampliação da pista de pouso e decolagem, implantação de moderno sistema de balizamento noturno, execução de obras de drenagem, construção de um pátio de estacionamento de aeronaves, taxway, terminal de passageiros, amplo estacionamento para veículos, urbanização e paisagismo. Além da casa de força, farol rotativo, proteção vegetal e sinalização horizontal e vertical.

 

O aeroporto, denominado Pinto Martins em homenagem ao aviador nascido naquele município, recebe cerca de 350 passageiros mensalmente, conforme explica o engenheiro Alberto Gonçalves. O projeto do Departamento Estadual de Rodovias (DER) deixa o aeroporto apto a receber aeronaves com capacidade de até 20 passageiros, podendo realizar pousos e decolagens, inclusive durante a noite.

 

Saiba Mais

 

– A homologação aconteceu na segunda-feira (25) por meio da Portaria nº 1263/SIA, publicada no Diário Oficial da União nº 122, de 26/06/2012.
– Euclides Pinto Martins nasceu em Camocim no dia 15 de abril de 1892. Formado em Engenharia nos Estados Unidos, fez parte da equipe que realizou a primeira travessia aérea entre as cidades de Nova York e Rio de Janeiro entre os anos de 1922 e 1923. Morreu em 12 de abril de 1924.
– Atualmente o Governo mantém nove aeroportos, incluindo o de Camocim e o de São Benedito, ainda em construção.

 

28.06.2012

Assessoria de Comunicação do DER

Jóslen Herbster (ascom@der.ce.gov.br / 85 3101.5788 – 5310)

Twitter: @der_ce
Facebook: derceara