Seminário discute Capacitação do Empreendedor Individual em Fortaleza

28 de junho de 2012

Em meio à implantação de novos empreendimentos industriais e turísticos no Estado, o que vem gerando novas perspectivas de trabalho e oportunidades de negócios, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta sexta-feira (29) no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Seminário Regional: Construindo o Plano Integrado de Empreendedorismo. O objetivo do encontro é ampliar as ações voltadas aos empreendedores individuais em todo o Estado.

 

Cerca de 400 pessoas estão sendo esperadas para o evento, que conta com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Sescap e Fiec. “A partir dos cursos de capacitação que realizamos, percebemos em muitos jovens e adultos, vocações para o empreendedorismo. Muitos querem abrir o próprio negócio, mas não sabem como. Portanto, criamos o Plano Integrado de Empreendedorismo, que irá dar orientação e suporte para que se tornem novos micro e pequenos empreendedores”, explica o titular da STDS, o economista, Evandro Leitão.

 

Economia criativa

 

Além da Capital, outros três municípios tiveram seus empreendedores capacitados: Quixeramobim, Itapipoca e Baturité. Já participaram dos Seminários Regionais, 609 pessoas; muitos foram formalizados como empreendedores individuais. Os municípios de Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Sobral e Tauá serão os próximos a participar do Seminário Regional, que acontecerá sempre às sextas-feiras do mês de julho.

 

As capacitações tem como público-alvo trabalhadores autônomos informais, empreendedores formalizados, técnicos do poder público, entidades, associações e demais interessados na temática do empreendedorismo. Entre os temas que são discutidos, estão: economia criativa, acesso ao microcrédito orientado e compras governamentais. São ofertadas também oficinas sobre Aprender a Empreender, Excelência no Atendimento, Como atrair Clientes, Gastronomia e Turismo.

 

Para o economista Evandro Leitão, as ações de apoio ao empreendedor individual são importantes pois possibilitam a geração de novos empregos e a ampliação da renda. “Com o aumento no número de formalizações do trabalhador individual e de micro e pequenas empresas, o acompanhamento do empreendedor se torna cada vez mais necessário e oportuno. Esse é o nosso objetivo: assessorar as pessoas para que abram o seu próprio negócio, gerem empregos e ampliem a renda”, acrescenta o secretário.

 

Informações

Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: FIEC – Av. Barão de Studart, 1.980, Aldeota

 

Contato para Entrevista: Janemary Nascimento: 85 3101.4444 / 3101.4628

 

28.06.2012

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089/2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline