Exponorte começa neste sábado (30) no Parque de Exposições de Sobral

29 de junho de 2012 - 19:21

A mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará começa neste sábado (30), às 19 horas, no Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral.  O evento, que segue até o dia 8 de julho, terá um vasta programação com diversas atrações. Além disso, os visitantes poderão conhecer os stands onde são comercializados produtos da agricultura familiar, as barracas com comida regional, a arena de leilões, além dos galpões com baias de exposição. São oito galpões para exposição de bovinos, oito para ovinos e caprinos e um galpão para equinos e suínos.

 

A Exponorte 2012 conta também com exposição e julgamento de animais, concurso leiteiro, leilões especializados,vaquejada, mini-cursos e seminários setoriais. Está confirmada a exposição de cavalos das raças pardo suíço, gessei e pôneis. A previsão é que 80 mil pessoas circulem pelo parque durante o evento.

 

A Exponorte é coordenada pela Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) e é organizada por um comitê gestor formado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Sebrae, Ematerce, Instituto Agropolos, além de outros órgãos como instituições de ensino públicas e privadas. Tem como público-alvo produtores rurais, empresários, estudantes, agricultores familiares e a comunidade em geral. A principal meta é reunir criadores e produtores rurais e instituições de ensino técnico superior e de difusão e comercialização de tecnologias inovadoras, comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas, apresentação de novas raças e tipos e animais.

 

Segundo o presidente da ACNEC, José Pinto, a expectativa de negócios para este ano é positiva. “Nós estamos otimistas com os negócios que serão gerados principalmente pela agricultura familiar. Isso porque foi liberado o crédito emergencial do Governo Federal para que esses produtores adquiram animais”, destacou.

 

Para a secretária de Agricultura de Sobral, Luiza Barreto, “a pecuária é uma atividade com forte presença no meio rural da região gerando emprego e renda, e a preservação dessa tradição e o fortalecimento do setor primário da região é a motivação primordial da Exponorte”, afirmou.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário destaca que a Expornorte é a oportunidade para a valorizar o setor agropecuário. “Poderá haver comercialização de animais e tecnologias de melhoramento genético. Nessas exposições temos a oportunidade de apresentar aos outros estados os diferenciais do nosso rebanho”, destacou o secretário.

 

Serviço:

XII Exponorte, de 30 de junho a 07 de julho, das 8h às 22h

Abertura Oficial, dia 30, às 19 horas

Local: Parque de exposições João Passos Dias – Avenida José Euclides Ferreira Gomes, s/n bairro Nova Colina – Sobral – CE

 

29.06.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA