Saúde bucal: Camocim ganha Centro de Especialidades Odontológicas Regional

1 de julho de 2012 - 13:35

O governador Cid Gomes inaugurou, no final da tarde deste sábado (30), o Centro de Especialidades Odontológicos (CEO) de número 12, no município de Camocim, região Norte do Estado. O equipamento atenderá a uma população de cerca de 155 mil pessoas, nos municípios de  Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole. O Ceará já tem CEOs regionais funcionando nos municípios de Acaraú, Baturité, Crateús, Juazeiro do Norte, Ubajara, Russas, Crato, Sobral, Brejo Santo, Itapipoca e Limoeiro do Norte. 

A população de Camocim e cidades vizinhas poderá contar agora, com atendimentos relacionados a periodontia, ortodontia, endodontia, instalação de próteses, cirurgias, diagnóstico de câncer de boca, além de modernos serviços de radiologia digital, incluindo a radiografia panorâmica. Para a construção da unidade foram investidos, entre obras e equipamentos, cerca de R$ 2,4 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

Segundo Cid Gomes, a ideia de estruturar a saúde no Estado passa pela atenção às microrregiões em que o Ceará se divide. “O Estado se divide em 22 microrregiões. Nós queremos que todo o Estado tenha acesso aos bons serviços de saúde. Daí a implantação dessa estrutura de saúde, distribuindo estrategicamente os CEOs, Policlínicas, Upas, Hospitais Regionais e a universalização do SAMU”, disse. 

 

 

De acordo com o secretário da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, presente na solenidade de inauguração, a entrega de mais um equipamento de saúde no Estado só reforça a preocupação do governador com a pasta da Saúde no Ceará. “O governador Cid Gomes é o governador que implantou a maior infraestrutura de um sistema estadual de saúde do país. O próprio ministro Padilha reforça isto. Fico feliz em levar os ensinamentos do governador Cid Gomes para todo o resto do país”, disse.

 

 

Estiveram presentes à inauguração do CEO de Camocim, o vice-governador Domingos Filho; o deputado federal Domingos Neto; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o diretor do CEO de Camocim, Dr. Sena; o coordenador de Saúde Bucal do Estado, Ivan Rodrigues Mendes Júnior, e Francisco de Paula Pessoa, diretor do CEO Centro de Fortaleza.

 

 

 

01.07.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

 

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)