Nutec: vísceras de peixes são utilizadas para produção de biodiesel

2 de julho de 2012

Representantes da Petrobras Biocombustíveis, Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Serviço de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas (Sebrae) e Secretaria da Pesca e Aquicultura assistiram à apresentação da segunda etapa do Projeto Biopeixe, desenvolvido pelo Nutec. O equipamento tem a função de extrair o óleo das vísceras dos peixes, comumente descartadas no meio ambiente, deixando o solo infértil. O diferencial inovador da máquina está relacionado ao pequeno porte e, consequentemente, ao menor custo pois a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado exigem grandes quantidades de matéria prima para tornar o funcionamento viável financeiramente. O equipamento do Nutec, por sua vez, facilitará a inclusão social das pequenas comunidades aquícolas, através do descarte politicamente correto das vísceras dos peixes, promovendo a sustentabilidade.

 

O óleo extraído serve de matéria-prima para a produção de biodiesel. O representante da Petrobras Biocombustíveis, Pedro Ribeiro Lima Filho, tem interesse em garantir seu suprimento: “ O óleo produzido pela máquina servirá para a usina de Biodiesel de Quixadá (CE), via inclusão social”. O representante do Sebrae, por sua vez, tem interesse na parte de gestão: “Nós já trabalhamos com esse público e poderemos dar também assessoria gerencial”, explica Welington Ribeiro.

 

Do Dnocs, Pedro Eymord Campos, enfatiza o pioneirismo do departamento em todas as áreas que ajudem os pequenos produtores: “ Neste momento de preocupação quanto ao descarte correto das vísceras também queremos participar ativamente”. Já Osvaldo Segundo Filho, da Secretaria da Pesca e Aquicultura explica que o foco deles é a geração de empregos.  “O interessante do projeto é que poderemos desenvolver emprego e renda de maneira sustentável respeitando as exigências socioambientais”, destacou.

 

02.07.2012

Assessoria de Comunicação do Nutec

Arinne Oliveira (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 3101.6925)