Primeiro Passo capacita jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

3 de julho de 2012

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS),  realiza nesta quarta-feira (04), a formatura de 21 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal). Os jovens foram capacitados por meio do projeto Primeiro Passo, na função de aprendiz de costureiro industrial, e hoje trabalham de carteira assinada na empresa Marisol, localizada em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

O “socioeducando” é contratado por doze meses, período em que realiza atividades práticas e teóricas de costura industrial, sob a supervisão da equipe de funcionários da própria empresa, participa de aulas sobre cidadania e o mundo do trabalho, além do acompanhamento multidisciplinar, buscando fortalecer os vínculos familiares através de atividades grupais.

 

Capacitação nos Centros

 

Através destes convênios, atualmente, estão sendo capacitados 73 jovens, no Cepa, Cecal e Dom Bosco, pelas empresas Marisol, Pena Surf Wear e Metal Mecânica Maia, parceiras no desafio de superar preconceitos e devolver a cidadania e os sonhos aos jovens privados de liberdade, oportunizando o aprendizado de uma profissão e a inserção no mercado de trabalho formal.

 

Destacada entre as mais importantes políticas públicas do Brasil, esta experiência inovadora é certificada pelo Programa de Gestão Pública e Cidadania. Além disso, recebeu prêmios pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Ford, entidades que visam disseminar e premiar iniciativas do poder público nesse sentindo.

 

Serviço
Data: 4 de julho (quarta-feira)
Horário: 9:30 horas
Local: Cecal: Rua Ipaumirim, 830 – Planalto Airton Sena

 

03.07.2012

Assessoria de Comunicação de STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline