Feira da Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira (05)

4 de julho de 2012 - 14:54

Tudo pronto para começar a V Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), que acontece de 5 a 8 de julho. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira (05), às 18 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals e irá trazer os produtos agrícolas e animais direto do campo para a cidade. Promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Ceará (Fetraece), a feira é apoiada por instituições públicas e privadas e receberá agricultores familiares de todo o Estado.

 

De acordo com o secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, Luiz Carlos Lima, a expectativa é que o evento reúna em torno de 350 feirantes, 100 capacitandos e movimente mais de R$ 200 mil em negócios. Estima-se que 50 mil pessoas visitem o parque durante os quatro dias de feira. “A Feceaf é o espaço principal e prioritário que os produtores têm para mostrar o potencial da agricultura familiar no Ceará”, destacou.

 

Públicos de todas as idades poderão prestigiar a feira e se deliciar com o gostinho próprio do sertão. A V Feceaf contará com exposição e venda de caprinos e ovinos, frutas, legumes, mel de abelha, castanha de caju e muitos outros produtos cultivados de forma sustentável. Os visitantes irão encontrar também artesanato em palha de milho, couro e madeira.

 

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, a Feceaf é um espaço importante para a apresentação da diversidade dos produtos da agricultura familiar. “A feira consegue juntar os trabalhadores da agricultura para eles discutirem mercado. O contato direto com os consumidores permite que eles sempre aperfeiçoem os programas”, afirmou.

 

Além disso, a feira terá casa de farinha e engenho de cana, fazendinha, casa do mel, pesgue e pague e bodega popular. A programação cultural será movimentada por maracatus, quadrilhas, cortejos, forró pé de serra e atrações culturais como a Banda Cacimba de Aluá, Clementino Moura e Otílio Moura, entre outros.

 

Maior rapadura

 

Quem visitar a V Feceaf poderá conhecer a maior rapadura do mundo, que está em fase de produção no Engenho Doces da Cana, em Pindoretama. O doce pesará quatro mil quilos e ficará exposto aos visitantes.

 

Serviço
V Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf)
Abertura nesta quinta-feira (5), às 18 horas
Local: Parque de Exposições Governador César Cals, Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo
Período: de 05 a 08 de julho

 

04.07.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105)

Twitter: @ImprensaSDA