Unidade Integrada SESI-SENAI é inaugurada em Sobral

4 de julho de 2012 - 13:48

O Ceará ganhou mais um reforço na educação profissional dos jovens do Estado. Na noite desta terça-feira (3), foi inaugurado em Sobral, Zona Norte do Estado, o Centro de Formação Profissional do SENAI José Euclides Ferreira Gomes Junior e o Núcleo de Negócio do SESI Silvana Machado dos Santos, formando a Unidade Integrada SESI-SENAI do município. “Há ainda muito que se fazer na educação do nosso Estado. Mas é fundamental que o foco esteja na capacitação por meio da educação profissional”, afirmou o Governador Cid Gomes, durante a solenidade.

 

O novo equipamento que faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) vem reforçar a educação profissionalizante no Estado junto às 88 já inauguradas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) nos mais diversos municípios. De acordo com o Governador, “o compromisso continua, serão 140 EEEPs inauguradas até o fim de 2014. Atualmente já temos 51 modalidades de cursos e queremos lançar ainda mais”.

 

A ideia do novo equipamento, que somou o investimento de R$ 20 milhões, é ampliar o atendimento às demandas das empresas instaladas no norte e noroeste do estado, impulsionando o desenvolvimento do setor industrial, em especial, os segmentos calçadista, vestuário, metal-mecânico e construção civil. “Sobral já se destaca como um dos maiores polos calçadistas do Brasil, mas com essa unidade integrada poderá se destacar em diversas outras áreas”, disse Cid. Segundo o presidente da FIEC, Roberto Macêdo, Sobral tem cerca de 300 empresas industriais, que empregam mais de 30 mil funcionários. “Uma unidade dessa magnitude era necessária para capacitar tantas pessoas que sobrevivem da área industrial. Ainda neste ano queremos abrir só no SENAI mil matrículas, e mais 2.500 em 2013”, afirmou. A unidade ainda fortalecerá o atendimento a 160 indústrias e outros 540 estabelecimentos existentes em 36 municípios.

 

O portfólio do Centro de Formação Profissional do SENAI José Euclides Ferreira Gomes Junior consta de oficinas de solda, mecânica geral, construção civil, informática, automação, eletrônica e calçados, consultorias no processo produtivo, em gestão empresarial e em segurança no trabalho, desenvolvimento de produtos, revisão de layout e cronometragem. Os cursos disponíveis inicialmente são Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Metrologia, Mecânico de Manutenção Máquinas Industriais, Soldador no Processo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Auxiliar Administrativo Financeiro, Controladores Lógico Programáveis (CLP), Comandos Pneumáticos, Eletropneumática, Comandos Hidráulicos, Eletro-hidráulica, Eletricidade Básica, Instalação Elétrica Predial, Comandos Elétricos, Pedreiro de Alvenaria, Assistente de Produção, Operador de Computador e NR 10 (Básico e Complementar), entre outros.

 

O portfólio de serviços do Núcleo de Negócio do SESI Silvana Machado dos Santos contempla várias áreas. Na de educação e cultura, estarão disponíveis serviços de educação básica (ensinos fundamental e médio) e educação continuada com a oferta de 62 cursos voltados para a formação pessoal e profissional, educação digital, leitura e matemática. Na área de qualidade de vida, serão colocados à disposição serviços de saúde e segurança do trabalho, com atendimento na saúde do trabalho e saúde ocupacional, assistência médica e odontológica e exames de auxílios diagnósticos.  Além disso, o programa Vida Saudável, com a oferta de ginástica laboral, circuitos de estilo de vida, jogos, formação esportiva, musculação, ginástica.

 

Prestigiou a solenidade o deputado estadual Ivo Gomes e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

 

04.07.2012

Coordenadoria de Imprensa da FIEC

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)